CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE MECÂNICA QUÂNTICA PARA A GRADUAÇÃO EM FÍSICA: RESULTADOS DE UM PRÉ E PÓS-TESTE
Contributions of a Quantum Mechanics course to undergraduate degrees in Physics: results of a pre and post-test
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de pré e pós-testes como parte de uma pesquisa que investigou a aprendizagem sobre conteúdos da Mecânica Quântica (MQ), a partir da aplicação de um curso. Participaram da pesquisa quinze discentes do sétimo período da graduação em Física matriculados na disciplina Estrutura da Matéria I da Universidade Federal da Paraíba. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos discentes foram avaliações escritas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise com suporte na Taxonomia de Bloom Revisada. Foram analisadas algumas concepções dos discentes com relação aos conceitos fundamentais da MQ. Os resultados do pré-teste revelaram que os discentes mesmo já tendo estudado a teoria quântica não obtiveram uma aprendizagem efetiva. Quanto aos resultados obtidos no pós-teste há indicativo de dificuldades em relação ao formalismo matemático. Constatou-se que a aplicação do curso favoreceu avanços significativos na aprendizagem de conteúdos de MQ. Por fim, este artigo pode fornecer subsídios sobre como os aprendizes constroem uma aprendizagem sobre os conceitos fundamentais da MQ.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.