CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS VIA MÉTODO DE BIURETO COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE COORDENAÇÃO

Characterization of proteins by Biureto method as an interdisciplinary proposal for the teaching of Coordination ChemistryCharacterization of proteins by Biureto method as an interdisciplinary proposal for the teaching of Coordination Chemistry

  • Cássia Almeida Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Leonardo Viana de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de química de coordenação, Método de Biureto

Resumo

Com o objetivo de tentar contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, usando como principal estratégia pedagógica a interdisciplinaridade, a Biologia é aqui apresentada como ferramenta a ser utilizada na aplicação de uma aula sobre química de coordenação da componente curricular Química Inorgânica II. Este trabalho teve como público alvo alunos do 4º período do ensino médio técnico em Química de um Instituto Federal, no pretexto de elucidar a relação entre a Química e a Biologia, sob a ótica da Bioquímica. Dos resultados que serão aqui apresentados pode-se ressaltar que com o questionário prévio passado aos discentes, os mesmos apresentaram, a princípio, dificuldades em conseguir relacionar as duas disciplinas pretendidas, ao passo que após ser abordada uma aula teórica-dialogada entre os alunos de forma mais interdisciplinar, além de proporcionar uma experiência de mesmo cunho, a maioria dos grupos do segundo momento da pesquisa responderam de forma certa ou coerente as questões passadas.Entretanto, se faz necessário um tempo mais hábil, para melhor aproveitamento pelos alunos e consequentemente aperfeiçoar o seu aprendizado, uma vez que ainda foram observadas algumas dificuldades em relacionar as duas áreas trabalhadas de acordo com as atividades propostas.

Publicado
2018-12-03