DISRUPTORES ENDÓCRINOS: UMA JORNADA TEMÁTICA REFERENCIADA NA PEDAGOGIA 5Cs: CRITICIDADE, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CRIATIVIDADE, COLABORAÇÃO E CIDADANIA
xxx
Resumo
O manuscrito em tela visa apresentar um relato de sala de aula desenvolvido no Instituto Federal de AAAA (IFXX), Campus ZZZZZZ. Objetivando avaliar a contribuição desse estudo ao processo formativo de alunos do 3º ano do Ensino Médio partindo de uma Jornada Temática que fora elaborada tendo como referência a pedagogia 5Cs. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, particularmente uma pesquisa-ação que contou com a participação de 27 sujeitos entre os meses de setembro – novembro de 2019. A análise foi proposta com referência na análise textual discursiva e os dados apontam que o projeto desenvolvido foi contributivo nos processos formativos dos sujeitos participantes e a pedagogia 5Cs representa um constructo teórico com muitas potencialidades para superar as práticas tradicionais de ensino e garantir experiências educativas em consonância com as demandas da sociedade para o século XXI.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.