ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO: TRANSFORMANDO O YOUTUBE® EM SALA DE AULA
Resumo
O uso do YouTube® como ferramenta para o ensino de ciências tem se intensificado no Brasil. A criação de canais nesta plataforma durante o ensino remoto pelos professores regentes pode ser uma alternativa para apresentação dos conteúdos de forma a considerar os conhecimentos prévios dos alunos e a inserção dos temas no contexto atual, provocando a imaginação e criando afetividade entre docente e discentes. O presente estudo de caso tem por objetivo descrever e apontar as potencialidades e limitações no uso de um canal do Youtube® sobre Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto para alunos da rede pública estadual na área da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia adotada foi a qualitativa do tipo estudo de caso com estatística descritiva. Os dados mostram alta visualização no período inicial de oferta, com acesso predominante na plataforma do YouTube® por meio de dispositivos móveis. Além disso os alunos colaboraram na construção do canal com dicas e solicitações de temas a serem postados. O ensino remoto trouxe um grande desafio a docentes e discentes, porém podemos concluir que independente da estratégia adotada é preciso considerar a importância de conteúdos com acesso facilitado por meio de aparelhos móveis, em ambientes familiares e que promovam a afetividade e interação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.