SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA RODA DE CONVERSA

Resumo

Educação Sexual no âmbito escolar, geralmente, restringe-se ao viés biológico-preventivo, o que reflete o despreparo dos professores para ministrarem tal temática; isso, por sua vez, é ressonância de uma formação docente insuficiente para tratar o tema adequadamente. Este estudo relata uma atividade de educação para a sexualidade desenvolvida por bolsistas do PIBID-Biologia, que conduziram uma reflexão através de perguntas norteadoras direcionadas a alunos do Ensino Médio de uma escola pública, almejando ampliar conceitos relacionados à sexualidade e gênero, numa perspectiva emancipatória e promotora de autonomia. Através do PIBID, essa intervenção pedagógica enriqueceu a experiência docente dos licenciandos, na medida em que demandou uma busca pelo conteúdo não ofertado na formação inicial e propiciou a superação dos desafios da sala de aula.

Biografias Autor

Vanessa das Graças Pereira de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestre em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Genética e Biotecnologia) na mesma instituição (2019). Atualmente é aluna de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Botucatu), onde trabalha com Oncologia Molecular com foco em metástase cerebral de carcinoma pulmonar . Tem experiência na área de Genética e biologia molecular, estudos de expressão gênica, bioinformática e reprodução animal. É membra discente Titular da Pós-graduação do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3), Instituto de Biociências, Câmpus Botucatu (gestão 2020/2022).

Marina Marques Pardini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Ciências Biológicas pela UFJF (2006), Mestre em Ciência Biológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias/Genética e Biotecnologia) - UFJF (2008). Mestrado em Ensino de Biologia pelo PROFBIO-UFMG / polo UFJF em fase de conclusão (2020). Atuações na Educação: 1) Ensino Superior como professora substituta de Imunologia pelo Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia da UFJF (2006); 2) Ensino Médio e Fundamental como professora de Ciências/Biologia pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (2005) e pela Secretaria Estadual de Educação/MG (2011-2013). Professora efetiva da Educação Básica concursada pela SEE/MG (2013-atual) .Participação, através da UFJF, em projetos de extensão (Biologia de Portas Abertas) e em projetos de iniciação científica nas áreas de Biologia Celular (Doença de Chagas), Imunologia e Parasitologia (Tuberculose, Estrongiloidíase e Ectoparasitismo em bovinos - em parceria com a EMBRAPA). Atuação como supervisora do PIBID-Biologia/UFJF (2016-2017).

Milla Mariano Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas (2015-2021) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente cursa o Bacharelado pela mesma instituição. Atua com Técnicas Alternativas para Ensino de Microbiologia na Educação Fundamental e Ensino Médio (2019). Foi bolsista pela UFJF de Treinamento Profissional no Centro de Ciências da UFJF atuando com mediação em espaço não formal de ensino (2018-2019), e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Biologia (2016-2018) atuando em Escolas Estaduais na cidade de Juiz de Fora. Participou da Iniciação Científica (2016-2017) na Identificação e Catalogação da Coleção Paleontológica do Laboratório de Geologia e Pedologia da UFJF. Foi membro-Diretora da Biociclos Empresa Júnior de Consultoria e Projetos em Biologia e Meio Ambiente (2017-2020). Atua nas áreas de pesquisa em Microbiologia (virologia), Paleontologia e Educação.

Michele Munk, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Departamento de Biologia e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutora em Nanobiotecnologia pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) com bolsa CAPES vinculada à Embrapa (2014). Doutora em Saúde pela UFJF com período sanduíche no centro de pesquisa Interfaces, Traitements, Organisation et Dynamique des Systèmes (ITODYS) da Universidade Paris Diderot 7, França (2013), Mestre em Ciências Biológicas (2010) e Graduada em Ciências Biológicas (2007). Possui experiência na área de Nanobiotecnologia e Nanotoxicologia com ênfase em (i) Desenvolvimento de Modelos In Vitro Biomiméticos de Tecidos para aplicações em Testes Toxicológicos (segurança para saúde humana e animal); (ii) Avaliação de toxicidade de Nanomateriais de interesse biotecnológico. Pesquisadora da Rede de Mineira de Pesquisa e Inovação para Bioengenharia de Nanossistemas (RM PI-BEN) e Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AGRONANO). Na área internacional tem parceria com pesquisadores da Universitè Diderot-Paris 7 e colabora em estudos para normatização e implementação de ensaios toxicológicos de nanomateriais mundialmente validados junto à Comunidade Europeia (NanoReg). Atua na formação inicial e continuada de professores da educação básica coordenando o PIBID Biologia (CAPES) e orientando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO-CAPES, UFJF/UFMG).

Publicado
2022-04-27