FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM O TEMA COR

Teacher development: an experiment interdisciplinarity with the color as a theme

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; arte e ciência; Formação de professores; Ensino de ciências

Resumo

Este artigo contempla reflexões sobre a interdisciplinaridade na formação de professores com ênfase na relação entre arte e ciência a partir do tema cor. Apresenta resultados obtidos através de dissertação defendida no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O problema de pesquisa abordado concentrou-se na questão: “Diante da formação disciplinar, a vivência de experiências interdisciplinares pode modificar a percepção sobre a interdisciplinaridade de professores?” Para responder à questão o objetivo principal foi investigar a percepção sobre interdisciplinaridade de um grupo de professores de Ciências da Natureza em formação continuada, por meio do tema cor. A pesquisa foi de caráter qualitativo e fenomenológico, o que possibilitou descrever os fenômenos do conhecimento e suas relações. Obtidos a partir da realização de oficinas, os dados foram analisados fenomenologicamente. Os registros se deram por meio de observações, entrevistas e análises documentais. Ao final das oficinas ministradas, a análise mostrou indícios de que os sujeitos apresentaram novas percepções das inter-relações do saber no âmbito da interdisciplinaridade, resultando em visões similares entre os diferentes sujeitos. Dada a pesquisa realizada, defende-se a necessidade de cursos de formação de professores que contemplem vivências interdisciplinares como forma de propiciar uma visão mais ampla sobre o ensino de ciências.

Publicado
2023-04-22