O ENSINO DE LIGAÇÃO QUÍMICA POR MEIO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

The chemical bond teaching by situation problem with high school students

  • Samyr Pessoa da Siilva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Situação-problema, ligação química, ensino médio

Resumo

Neste estudo foi elaborada uma situação-problema (SP) e atividades a ela vinculadas para abordagem de ligações químicas comestudantes do ensino médio. A SP versou sobre um fenômeno químico evidenciado a partir de um vídeo da internet. Os estudantesrefletiram sobre as possibilidades de ocorrência do fenômeno, sua velocidade, o tipo de ligação que ocorria. Também construíram estruturas químicas durante o ensino formal a fim de que os três níveis do conhecimento químico fossem vivenciados durante a abordagem. Para análise das respostas dos estudantes foram estabelecidas categorias denominadas satisfatória, parcialmente satisfatória e insatisfatória. As respostas dos estudantes evidenciaram evolução conceitual. As atitudes deles, como participação e discussão em grupo foram positivas demonstrando potencialidades da abordagem de ensino por SP no contexto escolar.

Publicado
2018-12-03