O ENSINO DE LIGAÇÃO QUÍMICA POR MEIO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
The chemical bond teaching by situation problem with high school students
Resumo
Neste estudo foi elaborada uma situação-problema (SP) e atividades a ela vinculadas para abordagem de ligações químicas comestudantes do ensino médio. A SP versou sobre um fenômeno químico evidenciado a partir de um vídeo da internet. Os estudantesrefletiram sobre as possibilidades de ocorrência do fenômeno, sua velocidade, o tipo de ligação que ocorria. Também construíram estruturas químicas durante o ensino formal a fim de que os três níveis do conhecimento químico fossem vivenciados durante a abordagem. Para análise das respostas dos estudantes foram estabelecidas categorias denominadas satisfatória, parcialmente satisfatória e insatisfatória. As respostas dos estudantes evidenciaram evolução conceitual. As atitudes deles, como participação e discussão em grupo foram positivas demonstrando potencialidades da abordagem de ensino por SP no contexto escolar.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.