O ENSINO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES ATUANTES NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
THE TEACHING OF SCIENCE BY TEACHERS WORKING IN ELEMENTARY SCHOOLS IN THE BASIC EDUCATION
Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar alguns resultados de uma pesquisa de mestrado, discutindo sobre como o ensino de Ciências nos anos iniciais em escolas da rede estadual e municipal da cidade de Viçosa-MG, é trabalhado por professores formados no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública do Estado de Minas Gerais. A partir de uma abordagem qualitativa, foram utilizados questionário e entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que os vídeos e as imagens são os principais recursos didáticos utilizados pelas professoras nas aulas de Ciências. Pode-se também constatar que os temas associados ao corpo humano, ao meio ambiente e as plantas são os mais abordados pelos participantes nessa etapa da educação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.