EXPERIMENTO DE FERRAMENTA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PREPARAÇÃO E USO DE MICROSCÓPIO ARTESANAL

Experiment of alternative tools in science teaching: preparation and use of artisanal microscope

  • José Cicero dos Santos Souza
  • Rosineide Nascimento da Silva
Palavras-chave: Atividades práticas; Ensino-aprendizagem em Ciências; Melhoria do ensino.

Resumo

O uso de ferramentas de apoio no ensino de Ciências vem sendo pesquisado desde as primeiras décadas, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando então se pôs em evidência a importância atribuída à Ciência, como fator decisivo para assegurar o desenvolvimento científico e tecnológico dos países emergentes. Este estudo apresenta uma experiência do uso de uma ferramenta alternativa, desenvolvida no intuito de ter avaliada a sua aplicabilidade em ser utilizada como um microscópio alternativo de baixo custo, em aulas práticas de Ciências em turmas do nível fundamental, com ênfase ao conteúdo programático “Teoria Celular/Célula”. O método utilizado para desenvolver este estudo foi o quali-quantitativo, comparativo e bibliográfico. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários pré-teste e pós-teste, além de registros fotográficos feitos pelos alunos durante uma aula prática, na qual ocorreu o uso da ferramenta alternativa. Os resultados demonstraram ser viável a aplicação da ferramenta alternativa (microscópio alternativo) e que a utilização da mesma em sala de aula contribuiu para diminuir a passividade dos educandos, aumentando o interesse na aprendizagem e melhorando a interação com o professor durante a aula.

Publicado
2022-04-27