A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FÍSICA

Mathematical Modeling as a Strategy in Physics Teaching

  • Rosivaldo Carvalho Gama Júnior
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Ítalo Gabriel Neide
Palavras-chave: Prática pedagógica. Modelagem Matemática. Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho surgiu de uma prática pedagógica desenvolvida na disciplina de Modelagem Matemática, do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu, no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O objetivo desse trabalho é elucidar os resultados da execução de uma prática pedagógica com os acadêmicos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Amapá, utilizando a Modelagem Matemática como meio no Ensino de Física. O tema escolhido pelo professor foi volume de líquido deslocado ao ser mergulhado parcial ou totalmente na água. Para o desenvolvimento da atividade de Modelagem Matemática, os acadêmicos foram divididos em quatro grupos. Cada grupo ficou com uma situação-problema diferente que consistia em calcular o volume de líquido deslocado ao ser mergulhado na água. A partir desta situação-problema, os acadêmicos buscaram os dados necessários para a resolução do problema, como as medidas do raio da laranja, do limão, e o raio e altura das latas. Os resultados foram validados e evidenciaram que os dados coletados, assim como a escolha do modelo matemático, foram bem sucedidos. Ainda foi possível observar que atividades envolvendo Modelagem Matemática contribuíram para a participação criativa dos acadêmicos na construção do conhecimento, além de propiciar uma aula mais dinâmica e contextualizada.

Publicado
2022-04-27