ENSINO DE CIÊNCIAS EM CLASSE HOSPITALAR: A MICROBIOLOGIA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Ana Júlia Lemos Alves Pedreira UnB
  • Maycon Veiga Chaves
  • Amanda Fernandes Pereira Machado
Palavras-chave: afetividade, Educação, Experimentação, Hospital, Ludicidade

Resumo

As Classes Hospitalares são locais de atendimento pedagógico, presentes em ambientes de tratamento de saúde, reconhecidas como espaços não formais de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre microrganismos e higienização dentro do cotidiano dos pacientes e seus acompanhantes da pediatria do Hospital Universitário de Brasília, visando identificar a potencialidade de atividades lúdicas e experimentais no aprendizado de conceitos científicos na promoção da alfabetização científica. Para isso foram realizadas duas atividades pedagógicas, um quebra-cabeça e um experimento. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em categorias e avaliados a partir dos indicadores da promoção de alfabetização científica. Pode-se perceber, a partir da presença de dois indicadores, o de conhecimento científico e o de interação, que as atividades realizadas puderam de alguma forma contribuir no processo de alfabetização científica dos pacientes e seus acompanhantes. A aproximação dos participantes da pesquisa aos elementos científicos, também vem reforçar essa contribuição.

Publicado
2022-04-26