ANÁLISE DOS VÍDEOS EDUCATIVOS VEICULADOS PELA TV INES: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS SURDOS

Analysis of INES TV Educational Videos: A Scientific Dissemination Tool for the Deaf

  • Lourainy Bianca Ferreira Felício
  • Vinícius Catão de Assis Souza
  • Sandra de Oliveira Franco-Patrocínio
Palavras-chave: Surdo; Educação em Ciências; Divulgação Científica.

Resumo

A presente investigação se trata de um aprofundamento analítico de uma monografia de conclusão de curso, em que analisou-se a importância da TV INES como ferramenta para o campo da educação em Ciências e as suas contribuições para a divulgação científica voltada aos surdos. Para tal estudo, foram analisados os programas “A vida em Libras”, “Panorama Visual” e “A história das coisas”. Em seguida, os vídeos selecionados foram categorizados. A partir disso, constatou-se que o conteúdo deles traziam abordagens sobre questões relacionadas à divulgação científica e apresentavam características que destacavam os aspectos imagéticos fundamentais à condição dos surdos. Verificou-se com os resultados desta análise que os três programas se mostraram relevantes para a formação educacional dos estudantes surdos, uma vez que apresentaram características que podem favorecer a aprendizagem das Ciências.

Publicado
2022-04-26