ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Analysis of aDidactic Sequence on Microorganisms under the Meaningful Learning Perspective

  • Liliam Amanda Baggio Colégio Estadual Unidade Pólo- Araponas
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Microrganismos, Sequência Didática

Resumo

Neste artigo analisamos uma unidade didática aplicada na segunda série do ensino médio, matutino,em um colégio estadual paranaense tendo como tema central: “Fungos: quem são esses seres tão presentes em nosso cotidiano?”. Tomamos como base a perspectiva da aprendizagem significativa como analise, levando em conta a ativação dos conhecimentos prévios, do estabelecimento de relações entre o que os alunos já sabiam e as novas informações por meio de situações problemas e as interações discursivas, a utilização de um blog e os mapas conceituais elaborados pelos alunos. Os resultados obtidos analisados inferem que a sequencia didática proposta, de modo articulado entre conteúdos, objetivos e metodologia,promoveu uma aprendizagem significativa com os alunos, no sentido do compartilhamento dos significados.

Publicado
2019-04-03