ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Analysis of aDidactic Sequence on Microorganisms under the Meaningful Learning Perspective
Resumo
Neste artigo analisamos uma unidade didática aplicada na segunda série do ensino médio, matutino,em um colégio estadual paranaense tendo como tema central: “Fungos: quem são esses seres tão presentes em nosso cotidiano?”. Tomamos como base a perspectiva da aprendizagem significativa como analise, levando em conta a ativação dos conhecimentos prévios, do estabelecimento de relações entre o que os alunos já sabiam e as novas informações por meio de situações problemas e as interações discursivas, a utilização de um blog e os mapas conceituais elaborados pelos alunos. Os resultados obtidos analisados inferem que a sequencia didática proposta, de modo articulado entre conteúdos, objetivos e metodologia,promoveu uma aprendizagem significativa com os alunos, no sentido do compartilhamento dos significados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.