UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS ENVOLVENDO FRACTAIS
An investigation on mathematical reasoning in exploratory activities involving fractals
Resumo
O raciocínio matemático requer capacidades que vão desde a formulação das situações-problema a sua resolução e justificação. Neste sentido, é importante conhecer os conceitos de raciocínio indutivo, abdutivo e dedutivo, bem como os processos associados. Nesta perspectiva, este estudo busca analisar os tipos e processos de raciocínio movidos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental durante o desenvolvimento de atividades exploratórias abrangendo a Geometria Fractal. O método adotado segue os preceitos da pesquisa qualitativa e interpretativa em educação, utilizando diversos instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicam a ocorrência dos processos de conjecturar, generalizar e justificar em consonância com a abdução, a indução e a dedução.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.