CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE ESTUDANTES DE FÍSICAA PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MODELO TEÓRICO E EXPERIMENTAÇÃO: MÁQUINA DE ATWOOD COMO UM ESTUDO DE CASO

Epistemological Conceptions of Students of Physics from the Correlation between theoretical Model andExperimentation: Atwood machine as a case study

  • Paula Juliane Nascimento Bizarria Universidade Federal de Pernambuco
  • Augusto Césa Lima Moreira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Concepções Epistemológicas, Modelos Teóricos, Experimentação, Ensino de Física

Resumo

A pesquisa que apresentamos é resultado do desenvolvimento do trabalho com estudantes de licenciatura em Física, no qual utilizamos como referenciais teórico-metodológicos a essência do conhecimento de Hessen (1999) para criar categorias baseadas nas visões metafísicas do problema, e a epistemologia de Bunge (1974) com a finalidade de compreender sobre o conceito de objetos modelos e modelos teóricos em Física. Nesse contexto, buscamos investigar as concepções epistemológicas de dois grupos de estudantes do referido curso analisando o perfil dos mesmos no que tange à essência do conhecimento. Participaram desta pesquisa trinta e nove estudantes, sendo trinta e três do segundo período e sete do oitavo período. A coleta de dados ocorreu através de um questionário abrangendo um confronto entre dados de um modelo teórico com os dados obtidos por um experimento. A análise dos resultados mostrouque os estudantes do oitavo período possuem ideias mais formuladas e definem com mais clareza acercados modelos teóricos em Física, enquanto que os estudantes do segundo período apresentaram um elevado grau de realismo natural.

Publicado
2018-12-03