UTILIZAÇÃO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VACINAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Use of Scientific dissemination Text on Vaccination: A Proposal for Elementary Education
Resumo
Neste trabalho discutimos e apresentamos uma proposta de atividade didática com o uso de um Texto de Divulgação Científica (TDC) para o Ensino de Ciências, utilizando o texto “Vacinação: o que eu sei sobre isso” da revista virtual Ciência Hoje das Crianças. Além de fazer parte do currículo da educação básica, a escolha do texto deveu-se à importância da referida temática na atualidade: além de trazer abordagens sobre a importância da vacinação, o texto apresenta discussões sobre as Fake News que são geralmente compartilhadas em redes sociais, questões que se tornaram mais evidentes diante da Pandemia da COVID-19. A atividade foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que se deu mediante perguntas norteadoras realizadas antes, durante e depois da leitura do TDC. Após a leitura do TDC e por meio das questões propostas notamos que os estudantes apresentavam grande compreensão da temática. Nossos resultados indicam que a utilização de texto de divulgação científica é uma ferramenta valiosa para a discussão de conteúdos em sala de aula. Além da abordagem apresentada, sua utilização pode contribuir para a melhora da leitura e interpretação dos alunos no que se refere à compreensão do que estão lendo, auxiliando no pensamento crítico dos estudantes e na construção do conhecimento científico, nessa perspectiva, consideramos os textos de divulgação científica um instrumento de ensino que pode ser utilizado pelos professores na educação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.