UMA PROPOSTA HISTÓRICA E EXPERIMENTAL PARA O ESTUDO DOS MULTIPLICADORES DO EFEITO MAGNÉTICO

A historical and experimental proposal to study the multipliers of magnetic effect

  • Andréa Raquel da Silva Lima
  • Ana Paula Bispo da Silva
  • Luciano Feitosa do Nascimento
Palavras-chave: História da Ciência; Experimentação; Multiplicadores Eletromagnéticos.

Resumo

Apesar do consenso entre educadores, historiadores e filósofos sobre a potencial contribuição da História da Ciência para o ensino de Ciências, poucas pesquisas empíricas trazem resultados que corroboram esse fato. Este trabalho pretende trazer contribuições nessa perspectiva, apresentando um plano de aula, utilizando a história da ciência e experimentos, que trouxe resultados interessantes durante o seu desenvolvimento em sala. Para a elaboração do plano de aula consideramos alguns pressupostos como: um estudo de caso histórico relacionado a uma prática experimental; a presença de uma perspectiva controversa na interpretação dos fenômenos; uma atividade experimental com abordagem investigativa; e uma sala de aula pautada pela problematização e o debate de ideias. O estudo de caso histórico escolhido foi a invenção do multiplicador do efeito eletromagnético relatado por Oersted em 1820. Após a discussão teórica sobre os problemas que envolviam a eletricidade e o magnetismo durante o século XIX, e o contato com os instrumentos criados para resolvê-los, os alunos perceberam que era necessário melhorar os resultados. Ao fazer isso, os alunos se comportaram, sem saber disso, como os personagens históricos e criaram seu próprio multiplicador. Este trabalho mostrou que a criação do ambiente investigativo em sala de aula, aliada à abordagem histórica, contribui efetivamente para o aprendizado da Ciência e sobre a Ciência.

Publicado
2021-08-20