ESCOLARIZAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA UNIDADE DE SEMILIBERDADE EM DUQUE DE CAXIAS- RIO DE JANEIRO

Schooling and Socio-Education: an analysis from scientific literacy in a semi-freedom unit in Duque de Caxias, Rio de Janeiro

  • Maria Eduarda Sant’Ana Faria do Espírito Santo
  • Flávia Roberta Bezerra Balbino
  • Michele Paixão Bispo
  • Stephany Petronilho Heidelmann
  • Gabriela Salomão Alves Pinho
Palavras-chave: Socioeducação; Escolarização; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica.

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que visou analisar a escolaridade dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em uma unidade de semiliberdade. Promove uma reflexão sobre o impacto da realização de oficinas para Alfabetização Científica (AC) dentro dessas instituições. Para a análise foi realizada uma coleta de dados por meio de um mapeamento sobre os adolescentes que participaram das oficinas de AC de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020: idade, local de moradia, frequência escolar e qual ano cursam. Os resultados permitem não só traçar um perfil geral dos adolescentes, como também compreender de que forma se deu o processo educativo destes, analisando os atravessamentos sociais que influenciaram em cada um, tais como: pobreza, violência, falta de acesso às políticas públicas como esporte, lazer, saúde, profissionalização e educação. Dessa maneira, é possível pensar de que forma as oficinas de Ciências podem contribuir na socioeducação para a transformar essa realidade marcada pela desigualdade.

Publicado
2021-08-20