DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR PARA FORMANDOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA DA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE

Challenges in higher education for graduates of the geology course at UniRovuma – Mozambique

  • Almerino da Conceição Munguambe
  • António Gonçalves Fortes
  • Castro Baptista Elias
Palavras-chave: Desafios; Educação superior; Moçambique; Formação em Geologia.

Resumo

Os maiores desafios na formação de geólogos em Moçambique estão em preparar profissionais com conhecimentos, competências e habilidades técnicas científicas, aliando a teoria e prática, para atuar em toda a cadeia de mineração sustentável de recursos minerais, energéticos e hídricos, e na resolução de problemas socioambientais. Nessa ótica, desenvolveu-se um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com objetivos de compreender os desafios enfrentados por estudantes, identificar os problemas acadêmicos e entender as perspectivas profissionais dos formandos em Geologia da Universidade Rovuma (UniRovuma). A amostragem foi aleatória, abrangendo 58 estudantes que preencheram o formulário online, entre abril e maio de 2020. Os resultados indicam que os formandos do curso de Geologia da UniRovuma são jovens que escolheram o curso por gostarem das Geociências, pela possibilidade de empreender e pela facilidade de obter um emprego após a formação. Constam como principais desafios no acesso ao ensino superior em Moçambique, a existência de poucas vagas nas instituições de ensino superior públicas, os problemas econômicos e sociais e a falta de bolsas de estudo. No decorrer da formação, o estudante se depara com várias barreiras e desafios, de ordem sociais, econômicos e acadêmicos. Após a formação, os formandos têm grandes perspectivas, na aplicação do aprendizado para o desenvolvimento do país. Conclui-se que os formandos possuem baixo nível de satisfação em relação ao curso de Geologia da UniRovuma, sobretudo com as questões de ordem pessoal e institucional.

Publicado
2021-08-20