VIVENCIANDO A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA POR MEIO DE TIRINHAS: UMA SEQUÊNCIA PARA O ESTUDO DE ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Experiencing the history of Astronomy through comic stripes: a didactic sequence for Scale study in Fundamental Education

  • Marcos Oliveira dos Santos
  • Wagner Duarte José
  • Valmir Henrique de Araújo
Palavras-chave: Conceitos Unificadores; Escala; História da Astronomia; Tirinhas.

Resumo

O presente artigo aborda uma sequência didática para o ensino de História da Astronomia pautada no conceito unificador Escala, no uso de tirinhas sobre astros do Sistema Solar e personalidades que tiveram contribuição direta no processo de construção do conhecimento astronômico. A proposta foi implementada nas aulas de Ciências Naturais, numa turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do sudoeste baiano, com o objetivo de verificar sua potencialidade como estratégia didática para a problematização e contextualização do conhecimento. Verificamos que a utilização de tirinhas como recurso pedagógico parametrizada pelo conceito unificador Escala mostrou-se um vetor potencializador na apropriação do conhecimento, com a abertura para o pensamento crítico sobre Astronomia e a criatividade nas produções artísticas dos estudantes.

Publicado
2021-08-21