VIVENCIANDO A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA POR MEIO DE TIRINHAS: UMA SEQUÊNCIA PARA O ESTUDO DE ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Experiencing the history of Astronomy through comic stripes: a didactic sequence for Scale study in Fundamental Education
Resumo
O presente artigo aborda uma sequência didática para o ensino de História da Astronomia pautada no conceito unificador Escala, no uso de tirinhas sobre astros do Sistema Solar e personalidades que tiveram contribuição direta no processo de construção do conhecimento astronômico. A proposta foi implementada nas aulas de Ciências Naturais, numa turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do sudoeste baiano, com o objetivo de verificar sua potencialidade como estratégia didática para a problematização e contextualização do conhecimento. Verificamos que a utilização de tirinhas como recurso pedagógico parametrizada pelo conceito unificador Escala mostrou-se um vetor potencializador na apropriação do conhecimento, com a abertura para o pensamento crítico sobre Astronomia e a criatividade nas produções artísticas dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.