NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS: LIMITES E POTENCIALIDADES
Nature of Science through historical narratives: limits and potentialities
Resumo
No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho discute os resultados da aplicação de uma intervenção didática que teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Para tanto, partimos das seguintes questões: Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? A intervenção didática constou da aplicação da narrativa histórica em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em trabalhos empíricos que envolvem NDC e HFC com professores em formação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.