METODOLOGIA STEAM E AGENDA 2030 COMO ALIADOS NA CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE PARQUE DE DIVERSÃO SUSTENTÁVEL
Steam methodology and agenda 2030 as allies in the construction of a sustainable amusement park prototype
Resumo
Vivemos um momento de grandes desafios para o desenvolvimento sustentável, que garantiria para nós e para nosso planeta um futuro seguro e próspero. Segundo a Organização das Nações Unidas este é também, um momento de enorme oportunidade: o acesso à educação e às tecnologias da comunicação aumenta consideravelmente a disseminação da informação. Nesse contexto, com a necessidade de inovação em sala de aula por conta do advento da tecnologia e da necessidade do uso de diferentes estímulos para atingir o público-alvo, propõe-se o uso de estratégias de metodologias ativas que coloquem o aluno como autor principal de suas aprendizagens. Uma dessas metodologias é a STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), utilizada para a abordagem do ensino que integra a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, podendo contribuir para a aprendizagem e para o desenvolvimento de competências importantes como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação e a colaboração. O presente artigo tem por objetivo relatar a proposta educativa de construção de um parque de diversões sustentável, a partir da metodologia STEAM, inspirada na agenda 2030 das Nações Unidas. A metodologia aplicada foi um estudo de caso do tipo intrínseco desenvolvido em uma escola particular. Os resultados evidenciaram a promoção da enculturação científica, pois a proposta oportunizou a relação de conteúdos científicos, teóricos e conceituais com práticas do cotidiano dos estudantes, levando-os a importantes reflexões críticas sobre a construção de um espaço sustentável e conscientização da preservação do meio ambiente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.