VENDO O INVISÍVEL: PESQUISA SOBRE BACTÉRIAS NA CRECHE
See the invisible: research on bacteria in the nursery
Resumo
Compartilhamos neste relato de experiências o projeto “Vendo o Invisível” desenvolvido em uma creche universitária no interior do estado de São Paulo com crianças de 3 a 6 anos. No projeto, a partir de atitudes simples como a lavagem de mãos, as crianças investigaram o mundo desconhecido das bactérias e como as mesmas estão relacionadas, positiva e negativamente, com a nossa vida e saúde. A ideia central foi estabelecer uma sequência didática tendo em conta o cotidiano da instituição e, a partir de ações rotineiras, ampliar o repertório de conhecimentos das crianças sobre as ciências e a saúde, promovendo o autocuidado. O objetivo projeto foi oferecer às crianças uma cultura científica a partir dos eixos de trabalho da instituição: brincar, construção da identidade (individual e coletiva), construção da intimidade, autonomia, expressão das diferentes linguagens (musical, gráfica, oral, gestual, matemática, etc.), educação ambiental e promoção da saúde. Como resultados, apresentamos o envolvimento das crianças, o fomento à curiosidade e a articulação entre o cuidar e a educar, elementos centrais para a Educação Infantil
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.