A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Alcoholic Fermentation in an Experimental Investigative Activity for Science Teaching

  • Fernanda Rechotnek
  • Gustavo Pricinotto
Palavras-chave: Experimentação Investigativa; Tema gerador; Sequência didática; Fermentação Alcoólica; Drogas.

Resumo

As atividades experimentais possuem grande importância no Ensino de Química por estimularem os estudantes, no entanto, se a mesma estiver vinculada à investigação buscará a criticidade dos estudantes por meio da formulação de hipóteses e tomadas de decisões frente a um fenômeno. Sendo assim, realizou-se uma atividade com 27 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. O objetivo da atividade experimental, foi desenvolver uma atividade referente a temática drogas, buscando a conscientização dos estudantes do Ensino Médio, articulando assim, a potencialidade da participação e a criticidade dos estudantes. A ideia de construção investigativa diante do tema gerador, partilha da demanda atual entre os jovens, e para isso a atividade foi realizada por meio de questionamentos, principalmente anterior à experimentação, visando compreender a realidade dos estudantes para a mediação da atividade investigativa. Ao final, pode-se perceber a interação dos estudantes com o fenômeno estudado, levantando várias hipóteses e questionamentos para as discussões durante a aula, possibilitando concluirmos que a atividade atingiu seu objetivo de articulação entre o tema gerador “drogas” e o ensino por investigação.

Publicado
2021-08-22