AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EXECUTADAS PELOS PROFESSORES
Experimental classes in chemistry teaching: analysis of the actions performed by teachers
Resumo
Neste artigo apresenta-se um estudo das ações docentes em aulas experimentais de Química no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi identificar e descrever as ações docentes, buscando responder à seguinte questão de investigação: Quais são as ações docentes evidenciadas em aulas de Química, no contexto de uma configuração de ensino experimental? Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo, e anotações em um caderno de campo das aulas de dois professores de Química e utilizou-se a Análise de Conteúdo na análise e interpretação das informações obtidas. Como resultados foram evidenciadas 15 categorias de ação para P1 e igualmente, 15 categorias de ação para P2, sendo que, para P1, as ações com maior incidência foram Orienta, Espera, Pergunta, Explica, Supervisiona e Desloca, sugerindo um modelo de aula (Ori-Esp-Per-Exp-Sup-Des) e, para P2, Espera, Orienta, Supervisiona, Organiza, Explica e Distribui, sugerindo um modelo de aula (Esp-Ori-Sup-Org-Exp-Dis). A análise das ações docentes sugere que em uma configuração de ensino experimental, como no caso investigado neste estudo, as ações docentes foram orientadas, em grande medida, pela abordagem utilizada e o ambiente laboratorial.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.