RELATO DE UMA EXPERÊNCIA NO ENSINO VIRTUAL DE QUÍMICA ORGÂNICA: REVISITANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Report of an Experience in Virtual Teaching of Organic Chemistry: Revisiting Different Pedagogical Strategies

  • João R de Freitas Filho
  • Fabrícia Aparecida Marques de Souza
  • Amanda Maria Nunes
  • Jucarlos Rufino de Freitas
Palavras-chave: Relato de experiência, Sala de Aula Virtual, Assíncronas, Ensino de Química Orgânica.

Resumo

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula virtual com a utilização de diferentes estratégias pedagógicas na aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica -IV. Participaram dessa experiência dezenove estudantes do quinto período do curso de Licenciatura em Química, do departamento de química da universidade Federal Rural de Pernambuco. Utilizou-se o Google Sala de Aula com o objetivo de inseri-lo como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da Química dentro e fora do contexto de sala de aula. Diante das atividades realizadas pelos estudantes, síncronas e assíncronas, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química Orgânicas manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração dos relatórios, mapas conceituais, jornal, história em quadrinhos, resenhas e estudos dirigidos. Como resultado constatou-se que apesar de os estudantes terem indicado certa dificuldade em entender determinados conteúdos trabalhados, ainda assim obtiveram resultados positivos com a inserção do ensino remoto durante este período de pandemia, o que pode indicar que plataformas digitais são ferramentas com potencial para as escolas como complemento híbrido para futuros estudos. Concluindo, neste relato verificou-se a uma ótima interação dos estudantes nas atividades desenvolvidas, com grande participação e busca pelo conhecimento.

Publicado
2021-08-22