ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEMA CORPO HUMANO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Teaching and learning the human body theme in High School: a case study

  • Weslene Freitas Mendonça UEG - IFGoiano Campus Iporá
  • João Roberto Resende Ferreira Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências- Anápolis
  • Plauto Simão de Carvalho
  • Sabrina do Couto de Miranda
Palavras-chave: Escola Básica, Ensino-Aprendizagem, Interdisciplinaridade

Resumo

As reflexões acerca do ensino de corpo humano são importantes e devem perpassar pelo currículo. O presente estudo teve por objetivos discutir e analisar o processo de ensino e aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física em duas escolas (Estadual e Federal) no município de Ceres-GO. Trata-se de um estudo de caso que utilizamos a pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa, empregando na coleta de dados a observação de aulas e a aplicação de questionários para professores e alunos. Participaram da pesquisa oito professores e 886 alunos. Com base no estudo realizado temos que um número pequeno de professores trabalha nas aulas o corpo humano de forma integral, voltado para desenvolvimento sociocultural do aluno. Tal aspecto se refletiu nas respostas dos alunos, a maioria (cerca de 50% do total) define o corpo humano na perspectiva biológica. Destacamos a necessidade de se realizar nas escolas trabalho interdisciplinar envolvendo o tema corpo humano, principalmente entre as disciplinas de Biologia e Educação Física, visando difundir uma visão de corpo integrador.

Biografia do Autor

João Roberto Resende Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências- Anápolis

Graduado em Pedagogia (1993), mestrado em Educação Escolar Brasileira (2001) e doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Cidade de Anápolis, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar de Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), coordenando-o no período de janeiro de 2018 à janeiro de 2020. Atua também no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG).

Plauto Simão de Carvalho

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Eespecialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG);  Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, (PPEC/UEG).

Sabrina do Couto de Miranda

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Atua na pesquisa na área de Ensino voltada à formação de professores vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado. Para saber mais acesse o LoVEPlantsCerrado (https://sabrinacmiranda.wixsite.com/loveplantscerrado)

Publicado
2022-08-23