ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEMA CORPO HUMANO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Teaching and learning the human body theme in High School: a case study
Resumo
As reflexões acerca do ensino de corpo humano são importantes e devem perpassar pelo currículo. O presente estudo teve por objetivos discutir e analisar o processo de ensino e aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física em duas escolas (Estadual e Federal) no município de Ceres-GO. Trata-se de um estudo de caso que utilizamos a pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa, empregando na coleta de dados a observação de aulas e a aplicação de questionários para professores e alunos. Participaram da pesquisa oito professores e 886 alunos. Com base no estudo realizado temos que um número pequeno de professores trabalha nas aulas o corpo humano de forma integral, voltado para desenvolvimento sociocultural do aluno. Tal aspecto se refletiu nas respostas dos alunos, a maioria (cerca de 50% do total) define o corpo humano na perspectiva biológica. Destacamos a necessidade de se realizar nas escolas trabalho interdisciplinar envolvendo o tema corpo humano, principalmente entre as disciplinas de Biologia e Educação Física, visando difundir uma visão de corpo integrador.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.