INSERÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA: MODALIDADE REMOTA
Insertion of gamification in science teaching: remote mode
Resumo
O presente estudo visa avaliar a inserção de uma metodologia gamificada e sua potencialidade para a promoção de uma aprendizagem significativa, bem como analisar o engajamento dos alunos em modalidade remota para estudar as rochas na educação básica. Inicialmente foi realizado um encontro remoto com o sexto ano de uma escola pública no município de Caçapava do Sul, para o levantamento de dados sobre os alunos, que combinado as quatro características da mecânica dos jogos que juntos, formam a base de uma gamificação, sendo definida como: meta; dinâmica; mecânica e elementos” (VIANNA et al, 2013, p.28), serviu-se de parâmetros para o projeto e o desenvolvimento do jogo. Uma vez construído e validado, passou-se para a fase da implementação do game. Para o instrumento de coleta de dados usou-se um método qualiquantitativo, com procedimento de estratégia mista concomitante, que visa mensurar o nível de desempenho e satisfação dos alunos participantes, por meio de um questionário com 10 afirmações com o uso da escala Likert, para coleta das informações e interpretação dos resultados. Dentre os resultados, salienta-se que a grande maioria dos entrevistados (56,2%) afirmou que concorda totalmente que o jogo foi divertido e os ajudou no entendimento dos conteúdos conceituais, bem como, a avaliação das respostas das atividades permitiram avaliar um crescente entendimentos dos conceitos e um maior engajamento, o que promoveu uma aprendizagem mais significativa. Há necessidade de intensificar-se a discussão de uma das competências gerais e específica para a área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular, a utilização da linguagem digital nos processos educativos das escolas. Como a análise dos resultados dessa pesquisa fica restrita a essa amostra pequena, sugere-se que para conclusões mais precisas, a respeito das hipóteses e resultados aqui apresentadas, o jogo deva ser implementado em um grupo maior.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.