ENTRE CORES E TINTAS NATURAIS: DESDOBRAMENTOS DOS PIGMENTOS VEGETAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA E ARTE
Between colors and paints: unfoldings of plant pigments for botany and art teaching
Resumo
Os pigmentos vegetais são moléculas que conferem grande diversidade de cores a todos os órgãos das plantas e desempenham funções fundamentais para a sobrevivência dos vegetais. Estas cores são aproveitadas pelo ser humano para a arte e, apesar deste potencial, são pouco exploradas na educação básica e na formação docente. Nesse sentido, o presente trabalho visou a construção e execução de um webinário para o ensino de botânica e arte para licenciandos em Ciências Biológicas da UERJ, UENF e UFRJ/CEDERJ, além de instrumentalizar estes alunos na produção de tintas naturais e sua utilização no ensino. O webinário foi aplicado durante a pandemia COVID-19 através do Google Meet, para 33 participantes, dos quais 24 eram licenciandos em Ciências Biológicas. As concepções destes licenciandos foram investigadas através do chat da plataforma utilizada e um formulário de avaliação pós a atividade. Predominou nas interações do chat do webinário diálogo da relação plantas e cotidiano, seguido por questões sobre metodologia da produção de tintas vegetais. Ao lançar mão de saberes artísticos, históricos e culturais que fazem parte das relações entre as plantas e o ser humano foi possível fazer um contraponto do ensino compartimentalizado. Este trabalho reforça o potencial dos webinários a serem explorados para a formação interdisciplinar de professores e promover o ensino da botânica e artes contextualizado.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Produção de tintas naturais. Ensino a distância. Instrumentalização para o ensino de ciências. Webinário.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.