https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/issue/feedExperiências em Ensino de Ciências2024-12-26T21:11:16+00:00Iramaia Jorge Cabral de Pauloeenci@fisica.ufmt.brOpen Journal Systems<p><strong>A EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.</strong></p> <p>Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.</p>https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1428ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLARIZAÇÃO DOMICILIAR: ENTENDIMENTOS E DESAFIOS2024-12-26T21:09:19+00:00Diogo Bacellar Sousadiogo_bacellar@yahoo.com.br<p>Este estudo aborda a prática da Escolarização Domiciliar (ED) em Brasília, com foco no Ensino de Ciências com objetivo de identificar famílias que desenvolvem a ED e compreender de que modo é desenvolvido o Ensino de Ciências às crianças e adolescentes. Ampliada nos Estados Unidos devido a críticas ao sistema educacional convencional, a ED no Brasil engloba mais de 35 mil famílias e 70 mil crianças, enfrentando debates sobre sua legalização. As motivações incluem preocupações com o ambiente escolar, metodologias personalizadas, razões religiosas entre outras. No âmbito de uma pesquisa qualitativa, foi investigado, por meio de questionário enviado às famílias que praticam a ED, as principais motivações e estratégias dessa abordagem. A pesquisa identificou um cenário preocupante de um Ensino de Ciências mediado por pessoas não vinculadas à área científica, e que as famílias enfrentam desafios específicos, revelando a necessidade de suporte educacional devido a falta de recursos didáticos e laboratoriais, ausência de padrões avaliativos de aprendizagem, exacerbação de crenças pessoais na aprendizagem científica e grande influência religiosa. A diversidade de abordagens metodológicas também é evidenciada, ressaltando a importância de regulamentação e fiscalização governamental para garantir a qualidade do Ensino de Ciência na ED. As análises também destacam a necessidade de mais pesquisa e intervenções para fortalecer a qualidade do Ensino de Ciências no contexto da Escolarização Domiciliar no país para formação de cidadãos ativos socialmente.</p>2024-12-26T11:56:58+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1439ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA BASEADA NA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA2024-12-26T21:09:24+00:00Nelson Nunes da Silva Lopes Júniornelsonlopes_20@hotmail.comJerino Queiroz Ferreirajerino@ufpi.edu.brLuciana Nobre de Abreu Ferreiraluciananobre@ufpi.edu.br<p>No presente trabalho exploramos o funcionamento da Metodologia Ativa (MA) de aprendizagem conhecida como Espiral Construtivista (EC). Esta abordagem se baseia em teorias construtivistas de educação, utilizando disparadores de aprendizagem para fomentar discussões em ambientes educacionais. Nossa investigação visa avaliar os fundamentos e conceitos introduzidos por meio do modelo argumentativo proposto por Clark e Sampson (2008). Com base nisso, partimos do princípio de que empreender intervenções didáticas utilizando-se a EC como norteadora de discussões pode contribuir para a promoção de argumentos de caráter científico no ensino superior. Desse modo, nos dedicamos a analisar discussões assíncronas de graduandos em Ciências da Natureza, ocorridas por meio de fóruns de discussão <em>online</em> no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, na resolução de casos investigativos ilustrados. Pela análise pudemos inferir que práticas argumentativas foram consideravelmente estimuladas diante do contexto didático traçado. Embora tenhamos identificado uma qualidade de fundamentos inferior ao esperado, consideramos positivos os resultados da qualidade conceitual apresentados, com a presença de concepções normativas e multinormativas, demonstrando que atividades investigativas pautadas na EC oportunizam a produção de argumentos coerentes com a linguagem científica e com o desenvolvimento de uma investigação.</p>2024-12-26T12:08:45+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1453UNIDAD EDUCACIONAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA CON LABORATORIOS REMOTOS Y VIRTUALES: UNA ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA MOLECULAR2024-12-26T21:09:31+00:00Ivana Camejoivanae@unicamp.brYsbelia Sanchezivanacamejo_18@hotmail.comEduardo Galembecki164597@dac.unicamp.br<p>Intervenção didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da qual foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com apoio na experimentação virtual e remota das principais técnicas da Biologia Molecular aplicadas ao melhoramento genético de plantas. O contexto de desenvolvimento da pesquisa didática refere-se à formação de engenheiros, especificamente, alunos do 9º semestre da Universidade Nacional Experimental de Táchira, Venezuela. Os critérios de construção e avaliação da unidade respondem aos sugeridos por Moreira (2011). O ponto de partida da unidade foi determinado pelos conhecimentos prévios sobre Biologia Molecular que os sujeitos participantes possuíam, identificados e sistematizados através da construção de mapas conceituais, analisados com o método de pontuação unitária. A implantação dos Laboratórios Remoto e Virtual nesta unidade educacional foi possível graças à colaboração do Laboratório de Tecnologia Educacional IB da Unicamp, bem como do UTAH em conjunto com o Cybertory da Universidade de Alcalá, respectivamente. Esta proposta de sequência educativa, longe de propor uma forma única de ensino de Biologia Molecular, representa uma proposta contextualizada com o objetivo de unir esforços na formação de cidadãos com competências científicas, necessárias no contexto social atual.</p>2024-12-26T12:15:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1438IMPLEMENTACIÓN DE UNA UNIDAD DIDÁCTICA EN CAÍDA LIBRE: APLICANDO EL MODELO EXTENDIDO A TRAVÉS DE UN LABORATORIO ULTRACONCURRENTE EN LA MODALIDAD EDUCATIVA CINDEA2024-12-26T21:09:38+00:00Diana Mariel Solano Herreradianamariel.solano@uned.crEduardo Arias Navarroearias@uned.ac.crCarlos Arguedas Matarritacarguedas@uned.ac.crIgnacio Idoyagaiidoyaga@ffyb.uba.ar<p>En esta investigación se buscó propiciar en el proceso enseñanza-aprendizaje de los Centros Integrales de Educación para Adultos (CINDEA). Para esto se implementó una unidad didáctica de caída libre abarcando el modelo del Laboratorio Extendido con un laboratorio ultraconcurrente por la estrategia de indagación. La investigación responde a un estudio cuantitativo experimental, esta se aplicó a diez estudiantes de undécimo del CINDEA de Tilarán, Guanacaste, donde lograron obtener los resultados por medio de una prueba aplicada en dos fases de manera previa antes de implementar la unidad didáctica, y posterior, luego del desarrollo. Los resultados muestran que las notas aumentaron del pretest al postest indicando que los estudiantes presentaron una mayor compresión de los contenidos de la caída libre después de desarrollar la unidad didáctica. Por esto se considera que la estrategia utilizada es un recurso educativo que potencia las destrezas y habilidad científicas.</p>2024-12-26T12:31:38+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1443COPA SCRATCH: CRIANDO JOGOS E ANIMES DE FORMA DIVERTIDA2024-12-26T21:09:43+00:00Carlos Roberto Silveira Juniorcarlos.junior@ifg.edu.brRicardo Henrique Fonseca Alvesricardohenriquefa@gmail.com<p>A programação é compreendida como uma competência importante no desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas. Assim, ressalta-se que nas primeiras idades é considerada valiosa, sendo necessários estudos de investigação para analisar a complexidade do assunto e dos estereótipos negativos associados à área. No projeto aqui apresentado, alunos do 8º e 9º ano da rede pública municipal de Goiânia foram convidados a participar de oficinas de capacitação em programação por meio do uso de uma linguagem interativa e que não demanda conhecimentos prévios de programação, conhecida como Scratch. O Scratch engendra uma abordagem<em> bottom-up</em>, que começa com o uso de blocos individuais que permitem a criação de jogos e animações de forma fácil e divertida. O projeto Copa Scratch buscou, por meio de uma interface visual e intuitiva, levar conceitos iniciais e relevantes de programação para os alunos do projeto mediante a realização de oficinas de programação que adotam o uso de metodologias ativas e que estimulam o desenvolvimento de Jogos e Animes visando alcançar mais envolvimento dos alunos. Durante a realização do projeto, além do ensino de programação, priorizou-se o desenvolvimento de <em>soft skills</em> e de práticas importantes nos dias atuais, tais como o trabalho em equipe, a divisão de tarefas, a pesquisa tecnológica e científica, a documentação da programação e a liderança e administração do tempo. Ao final do projeto, as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores participantes e os efeitos do uso do Scratch no desenvolvimento educacional foram analisadas.</p>2024-12-26T12:39:03+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1445PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS TENDO COMO REFERÊNCIA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS2024-12-26T21:09:49+00:00Rejane Barboza Araújo de Carvalhoprorejaneba@gmail.comLeonardo Victor Marcelinolvmarcelino@uesc.brSimoni Tormohlen Gehlenstgehlen@uesc.br<p>Este trabalho teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) na produção de audiovisual, tendo como referência aspetos relacionados à realidade em que vivem os alunos. As atividades foram realizadas em uma turma do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino na cidade de Itabuna-BA. Os alunos realizaram uma produção audiovisual, seguindo as etapas dos 3MPs: i) Problematização Inicial: com discussões sobre a realidade de uma comunidade de cidade vizinha e da sua própria realidade; ii) Organização do Conhecimento: construção do roteiro para produção dos vídeos e participação de uma oficina de audiovisual; iii) Aplicação do Conhecimento: produção dos vídeos e elaboração de uma Teia de Conteúdos. As informações foram obtidas por meio da audiogravação dos encontros, produções dos alunos que envolveram os roteiros, vídeos e as Teias de Conteúdos, e analisadas por intermédio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam um significativo envolvimento dos alunos durante todo o processo de produção audiovisual, com reflexões sobre a realidade em que vivem, bem como a possibilidade de utilizar características de um Tema Gerador local para um contexto regional. Como desafios, os alunos apresentaram dificuldade em relacionar os conhecimentos científicos na produção visual e incluir ideias e visões dos colegas na produção da equipe.</p> <p><strong> </strong></p>2024-12-26T13:32:02+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1457SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE TAXONOMIA E SISTEMÁTICA BOTÂNICA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE DESIGN-BASED RESEARCH: DA CLASSIFICAÇÃO COTIDIANA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO2024-12-26T21:09:55+00:00Gustavo Pedroso de Moraesgustavo.botanica@gmail.comRicardo Andreas Sauerweinr.a.sauer@gmail.com<p class="Textbody">A pesquisa foi desenvolvida a partir do <em>Design-Based Research</em> (DBR), apresentando cunho qualitativo, que objetiva apresentar uma proposta de sequência didática e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Botânica I, no contexto remoto, de um curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. A análise dos dados qualitativos foi feita a partir de Análise de Conteúdo. Como produto final da pesquisa, foi desenvolvida uma sequência didática que tem o objetivo de trabalhar a Taxonomia e Sistemática Botânica a partir da classificação cotidiana e o uso de chaves dicotômicas, sendo composta por um Modulo de Ensino composta por cinco atividades didáticas. O uso de analogias e a contextualização foram eixos centrais da construção da proposta. A análise dos questionários e dos portfólios apontam que o desenvolvimento das atividades deve ser mais direcionado, entretanto, os licenciandos gostaram como foi abordada a classificação Botânica. A partir dos resultados, a sequência didática se mostrou inovadora e um instrumento que auxilia fortemente do processo de ensino e aprendizagem.</p>2024-12-26T13:44:54+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1327A TEMÁTICA “COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS” EM DIÁLOGO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA E DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, EM UMA ESCOLA DO CAMPO2024-12-26T21:10:04+00:00Milene Matos Schollertmileneschollert@gmail.comKaren Cavalcanti Taucedaktauceda@gmail.com<p>Os Povos Tradicionais e do Campo possuem saberes ancestrais e populares (e desses saberes também diversos conceitos da ciência acadêmica) arraigados em suas práticas sociais e culturais que são atacados durante séculos em um movimento da educação escolar imposta/dita como oficial do país que subalterna, silencia ou promove a invisibilidade de seus conhecimentos sobre as dinâmicas presentes dos complexos ciclos da natureza do manejo nas florestas, campos e águas (ARROYO <em>et al</em>., 2011; BANIWA, 2023). Atentas a essa problemática, as possíveis contribuições da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza sobre a temática Povos Tradicionais e do Campo em uma escola do campo localizada no município de Osório/RS. Para isso, planejamos uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) organizada em quatro roteiros com atividades investigativas e contextualizadas de natureza teórica e prática, direcionada por uma situação problema referente a temática “Comunidades e Povos Tradicionais”.uma categorização através do método indutivo dos estudantes, isto é, categorias emergiam a partir das respostas dos estudantes. As respostas foram analisadas com o aporte da teoria dos modelos mentais - visão contemporânea da Teoria Aprendizagem Significativa (MOREIRA, 2011). Os resultados indicam evidências de aprendizagem favorecidas pela situação problema que mobilizou o conjunto de materiais potencialmente significativos planejados na SEI.</p>2024-12-26T16:21:50+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1458ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA CRIANÇAS: MOVIMENTOS FORMATIVOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA2024-12-26T21:10:12+00:00Carlos Ventura Fonsecacarlos.fonseca@ufrgs.br<p>Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória acerca das atividades de uma disciplina universitária, relacionada a um curso de Licenciatura em Pedagogia, denominada Educação em Ciências Naturais. A investigação explora alguns dos movimentos formativos realizados, documentos relacionados ao curso e à disciplina, além de textos produzidos por discentes, no decorrer do semestre letivo, como relatos de observação de espaços escolares, unidades temáticas e cartas. Realizou-se análise de conteúdo do conjunto de textos apropriados. Os resultados explicitam intencionalidades de uma formação docente com tendência filosófica transformadora da realidade, evocando dimensões estratégicas e profissionais da docência, bem como indicativos das racionalidades prática e crítica. Constatou-se maior espaço destinado às discussões que exploravam abordagens construtivistas, com ênfase no ensino mediado por atividades investigativas e no tratamento de conteúdos procedimentais e atitudinais. Foram indicados alguns desafios em relação à formação de professoras/es-pedagogas/os, no que concerne ao ensino de Ciências da Natureza para crianças, enfatizando-se a multiplicidade de modelos pedagógicos que podem ser explorados, a inclusão de referenciais teóricos progressistas e a necessidade de que as licenciaturas discutam a ampliação dos tempos e dos espaços destinados ao tema.</p>2024-12-26T19:23:48+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1455ENSINO DE BOTÂNICA NOS ANOS INICIAIS EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA2024-12-26T21:10:17+00:00Raquel Silva Cotrim Carvalhoraquelcotrimbio@gmail.comSabrina do Couto de Mirandasabrina.couto@ueg.brPlauto Simão de Carvalhoplauto.carvalho@ueg.br<p>Este trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino de Botânica, realizado por meio de abordagem investigativa, pode contribuir para a aprendizagem significativa dos estudantes. Foram aplicadas três sequências de ensino investigativas (SEI’s) sobre Botânica a estudantes do 2º ano do ensino fundamental I (anos iniciais) de uma escola pública de Goiás. Foram analisados os desenhos, atividades escritas, mapas conceituais, cartazes e produções textuais dos estudantes que participaram das atividades. A análise dos dados foi feita confrontando as produções dos estudantes e a construção de conhecimentos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram vestígios de aprendizagem significativa.</p>2024-12-26T19:29:03+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1442EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ALUNOS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM/PA2024-12-26T21:10:23+00:00Iane Raquel Barata Guimarãesianekel@hotmail.comPriscyla Cristinny Santiago da Luzpriscylaluz@gmail.com<p>A obesidade é um problema de saúde pública causado por questões genéticas, sedentarismo e maus hábitos alimentares. A Educação Alimentar e Nutricional se mostra como uma estratégia no combate à obesidade e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Partindo desse entendimento, os objetivos desta pesquisa foram desenvolver e aplicar ações de Educação Alimentar e Nutricional para alunos do 5º ano de uma escola pública em Belém do Pará, tendo como plano de fundo a Base Nacional Comum Curricular, com a temática contemporânea transversal a “Saúde”. A abordagem trabalhada foi a construtivista, em que o aluno é o sujeito do processo de ensino-aprendizagem e o professor, o mediador, que orienta e promove um ambiente propício ao ensino. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, desenvolvida em cinco fases: a diagnóstica, o planejamento das ações, a aplicação das ações e a avaliação dos resultados. As estratégias implantadas foram: dinâmica da bola para interação pesquisadora-alunos; desenho do alimento preferido e discussão se ele é saudável; banner e pódio com a classificação dos alimentos; macro e micronutrientes em “meu prato saudável”; roda de conversa sobre hipertensão e diabetes, ludicidade com um jogo de tabuleiro gigante. Como resultado, verificou-se maior interesse e participação dos estudantes, que aproveitaram as ações para tirar dúvidas e aprender sobre escolhas e hábitos saudáveis para ter mais saúde e qualidade de vida.</p>2024-12-26T19:36:58+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1447ZONAS DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL EM UMA AULA DE FÍSICA GERAL2024-12-26T21:10:29+00:00Lucio Ângelo Vidallucio.vidal@ifmt.edu.brwictória pereirawictoria.pereira@ifmt.edu.brandreia tavaresandreia.physical@gmail.com<p>Este artigo teve como objetivo mediar o aprendizado sobre zona de convergência do atlântico sul (ZCAS), articulando teoria e prática para um público de dezoito estudantes de Engenharia de uma instituição pública de ensino superior em uma aula de Física Geral 2. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de ZCAS e sobre o código METAR, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar onde se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 55,5% dos estudantes nas seis primeiras questões de natureza teórica do teste de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.</p>2024-12-26T19:43:06+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1448EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO BAIXO TOCANTINS2024-12-26T21:10:34+00:00Tacilene Gomes Ribeirotacilenegomes53@gmail.comCamile Amaral Pintocamillypinto2020@gmail.comSamanta Barra dos Santosbarrasamanta@gmail.comAndreza de Lourdes Souza Gomesalgomes@ufpa.br<p>A educação ambiental é crucial para a preservação do meio ambiente, sendo uma valiosa ferramenta para qualidade de vida das comunidades tradicionais. Este estudo objetivou sensibilizar os alunos da comunidade ribeirinha da ilha Itaúna por meio da educação ambiental no ensino de ciências. A pesquisa desenvolveu-se na ilha de Itaúna do município de Cametá-PA, a metodologia aplicada foi a quali-quantitativa, com entrevistas com os ribeirinhos para a identificação dos perfis e qualidade de vida destes. Com os dados, foi realizado uma proposta didática dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), com alunos do 7º ano da E.M.E.I.F Itaúna de Baixo. Através da abordagem lúdica no ensino, os alunos adquiriram conhecimentos valiosos sobre conservação ambiental, que podem ser levados para suas famílias e aplicados no ambiente em que vivem contribuindo para sua preservação, e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os moradores da ilha enfrentam desafios relacionados à falta de saneamento básico, o que acarreta prejuízos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população local. O sistema respiratório é afetado devido à queima de resíduos sólidos, sendo os problemas pulmonares os mais frequentes e que resultam em óbitos, além disso, a contaminação da água tem gerado problemas intestinais.</p>2024-12-26T19:47:50+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1472O PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO INTEGRADORA: UMA ANÁLISE NO ENSINO DE FÍSICA2024-12-26T21:10:46+00:00Camila Souza NascimentoCamila.csn13@gmail.comTiago Nery Ribeirotnribeiro@academico.ufs.br<p>É uma realidade no Ensino de Física a abordagem de conceitos físicos pelos docentes de forma individual, não promovendo reconciliação integradora entre conteúdos, dificultando a aprendizagem desses conceitos pelos alunos. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo da reconciliação integradora entre a Terceira Lei de Newton e o conceito de Empuxo, a partir das concepções de professores de Física da educação básica, tendo como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e uma abordagem qualitativa, na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário, o qual foi analisado através da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demonstraram que a reconciliação integradora entre os conceitos de Empuxo a partir da Terceira Lei de Newton pode possibilitar uma melhor compreensão dos conteúdos pelos alunos.</p>2024-12-26T19:54:14+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1429SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APORTES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA2024-12-26T21:10:52+00:00Boniek Venceslau da Cruz Silva Silvaboniek@ufpi.edu.brHelton Tompson Lima Costaheltontompson@gmail.com<p>Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza translacional, a qual buscou construir, aplicar e analisar uma Sequência Didática (SD), fundamentada, principalmente, na teoria de aprendizagem significativa, que utilizou-se de tópicos de História e Filosofia da Ciência (HFC) para elaboração de uma proposta de produto educacional com foco nas discussões de conteúdos de e sobre corrente elétrica no ensino médio. A proposta foi implementada em uma turma do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campo Maior, interior do Piauí. Como principais dados, podemos destacar dois principais grupos, a saber: (1) aprendizagem de elementos da Natureza da Ciência dentro do produto educacional e (2) aprendizagem de conteúdos relacionados ao campo da corrente elétrica. Sobre o primeiro, por exemplo, podemos citar a observação de indícios da existência de uma visão mais apurada sobre a mutabilidade, a não neutralidade e não absolutismo na Ciência. Já, o segundo grupo, destacamos que é possível perceber que os estudantes demonstraram ter estabelecidos conceitos adequados em relação a corrente elétrica e seus efeitos, tanto na escala macroscópica quanto microscópica. Por fim, acreditamos que este trabalho pode trazer ganhos ao ensino de Física, de modo geral, e ao de corrente elétrica, em específico, pois além de ser um instrumento para contribuir para a formação de uma visão congruente com a cientificamente aceita, ele também auxilia na desmistificação de ideias questionáveis sobre a Ciência.</p>2024-12-26T20:01:12+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1450ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II2024-12-26T21:10:58+00:00Edilene de Jesus Rodriguesedilened346@gmail.comAdriane Barthadriane.barth@ifmt.edu.br<p>Evolução biológica é o eixo norteador de todos os temas de biologia, daí a importância de se criar estratégias que despertem o interesse dos alunos pelo tema e permitam uma melhor compreensão dos conteúdos. O presente trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) sobre temas de evolução biológica, utilizando a estratégia de metodologias ativas de rotação por estações de aprendizagem e voltada para alunos das séries finais do ensino fundamental II. A SD foi composta por um primeiro momento de resgate de conhecimentos prévios por meio da estratégia de tempestade de ideias com a qual a professora elaborou um mapa mental junto com os alunos. Em seguida, foram quatro estações que versavam sobre fósseis como evidências da evolução, evolução humana, teorias evolutivas e seleção natural e a temática foi concluída com um questionário avaliativo. Por ser uma aula mais dinâmica, os alunos demonstraram bastante interesse em participar e gostaram das atividades propostas em cada estação. A avaliação apresentou cerca de 80% de acertos, o que demonstra que os alunos tiveram um bom aproveitamento do conteúdo proposto. Com esta atividade foi possível observar a importância em se diversificar as metodologias de ensino e que essa pode ser uma estratégia importante para tornar o conteúdo mais dinâmico e interessante, colaborando com uma aprendizagem mais significativa e consolidada.</p>2024-12-26T20:09:10+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1477PROJETO INVERTEBRADOS DO DIA A DIA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA EM SUBSTITUIÇÃO DE AULAS DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR2024-12-26T21:11:04+00:00Lidianne Salvatierralidiannetrigueiro@gmail.com<p>O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma proposta de atividade didática alternativa as aulas de campo e práticas laboratoriais da disciplina de Zoologia de Invertebrados que foi aplicado durante o período pandêmico de Covid-19. A proposta didática foi baseada na construção de um relatório intitulado de “Invertebrados do Dia a Dia” que deveria ser completado e preenchido com fotos e informações de ao menos dez tipos diferentes de invertebrados que o aluno encontrasse no seu cotidiano. Em aula assíncrona, os alunos foram apresentados a proposta e como ela deveria ser conduzida. Cada aluno deveria fotografar ao menos dez invertebrados, que poderiam ser do mesmo grupo, porém deveriam parecer morfologicamente diferente. A proposta foi realizada ao longo da disciplina e os resultados dos relatórios foram utilizados para a validação da atividade. A análise dos dados revelou que a proposta alcançou o objetivo de permitir que os alunos tenham contato com diferentes grupos de invertebrados e também se revelou como uma atividade dinâmica, diferenciada e divertida. Os principais pontos positivos da viabilidade do uso da atividade estão no fato de ser uma proposta com baixo risco e custo, fácil de ser completada e pode ser modificada tematicamente para diferentes áreas da Ciências.</p>2024-12-26T20:53:37+00:00##submission.copyrightStatement##https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1451EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ESTUDO DE SOLUÇÕES2024-12-26T21:11:09+00:00Rafaelly Nascimento AraujoRafaelly.araujo08@aluno.ifce.edu.brCaroline de Goes Sampaiocarolinesampaio@ifce.edu.brFrancisco Audisio Dias Filhoaudisio@ufc.br<p>A ciência está presente no cotidiano, desde os aparelhos eletrônicos até os alimentos consumidos. No entanto, nota-se um distanciamento da sociedade em relação ao uso prático do conhecimento científico. Para enfrentar esse desafio, é crucial desenvolver o pensamento científico e crítico desde a educação básica, visando, capacitar os indivíduos a aplicarem esses conhecimentos na resolução de problemas do dia a dia. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é utilizar a experimentação por investigação atrelada a contextualização no contexto do ensino sobre soluções na disciplina de Química com estudantes do 2° ano, tendo como finalidade o exercício do pensamento científico e crítico e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química e do distanciamento por parte dos discentes dos conhecimentos científicos. A intervenção foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste-CE, em três cursos: Acadêmico, Informática e Química, contemplando 102 estudantes. A coleta de dados foi realizada em três encontros, sendo o primeiro destinado à sondagem diagnóstica das dificuldades e anseios dos estudantes na disciplina, o segundo a realização da atividade experimental de caráter investigativo, que apresentava como eixo temático a Água e suas atribuições no estudo de soluções e o terceiro o fechamento da aula prática e aplicação de questionário avaliativo. Mediante a análise das observações e das respostas dos estudantes, foram alcançados resultados positivos, que indicam o exercício do pensamento científico e crítico, bem como o envolvimento e interesse dos alunos nas atividades propostas.</p>2024-12-26T21:00:06+00:00##submission.copyrightStatement##