https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/issue/feed Experiências em Ensino de Ciências 2024-05-06T16:08:54+00:00 Iramaia Jorge Cabral de Paulo eenci@fisica.ufmt.br Open Journal Systems <p><strong>A EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.</strong></p> <p>Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.</p> https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1292 A ABORDAGEM MAKER E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE 2024-04-30T13:39:47+00:00 Viviane Neves Machado Retamero viviccpt@gmail.com Marinez Meneghello Passos marinez@uenp.edu.br Sergio de Mello Arruda sergioarruda@uel.br Alexandre Urbano aurbano@uel.br <p>Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o interesse de uma professora pela abordagem metodológica nominada como <em>Maker</em> a partir da aplicação do Modelo de Desenvolvimento do Interesse (MDI). Além de classificar o interesse buscamos caracterizá-lo na tentativa de compreender quais são os elementos fundamentais para promover o desenvolvimento do interesse. Utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento metodológico para interpretar os dados, evidenciando, assim alguns resultados. A partir do <em>corpus</em> verificamos que o interesse da participante pode estar na fase mais elevada do modelo proposto por Hidi e Renninger (2006). Também ficou perceptível que fatores externos atuam em conjunto com fatores internos para favorecer o desenvolvimento do interesse. Para o caso analisado emergiram onze significantes: Novidade; Busca por Conhecimento; Satisfação; Identificação; Importância; Competência; Autonomia; Reflexão; Reconhecimento; Persistência; Utilidade, que foram fundamentais para a promoção do desenvolvimento do interesse da participante da pesquisa.</p> 2024-04-27T18:14:21+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1247 A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE A DESINFORMAÇÃO: INVESTIGANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE VACINAS E FAKE NEWS 2024-04-30T13:39:51+00:00 SERGIO GERALDO TORQUATO DE OLIVEIRA sergiogtoliveira@hotmail.com Cristiane de Abreu Melgaço cristiane.melgaco@educacao.mg.gov.br Marina de Lima Tavares marina_tavares@hotmail.com <p>Diante do cenário da pandemia do novo Coronavírus muitas expectativas em relação a vacinação foram almejadas. Entretanto, nem toda população compartilhava da sua real importância para saúde coletiva, sendo possível notar a propagação de notícias falsas e desinformação sobre as vacinas. Como o ensino de ciências na educação básica pode exercer um importante papel na conexão entre os estudantes e o meio científico, o objetivo do trabalho foi investigar a importância da alfabetização científica como instrumento de combate a desinformação em relação às campanhas nacionais de imunização. O trabalho foi realizado em uma sala de aula de Ciências, por meio da abordagem de ensino por investigação. As atividades propostas fizeram parte de uma sequência de ensino investigativa (SEI) que envolveu diferentes problemáticas relacionadas ao tema imunização. O trabalho foi estruturado como uma pesquisa qualitativa e os dados foram analisados a partir da identificação de indicadores da alfabetização científica por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Foi possível identificar diferentes indicadores de alfabetização científica relacionados aos trabalhos de Sasseron e Carvalho (2018) e Marandino et al (2018). Consideramos que a abordagem utilizada foi promissora para a alfabetização científica nessa sala de aula, por que traz contribuições significativas para aprendizagem de Ciências para além da dimensão apenas conceitual.</p> 2024-04-27T18:23:14+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1288 EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUINDO HABILIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO 2024-04-30T13:39:56+00:00 Rodrigo Baldow rodrigobaldow@gmail.com Emanuel Gomes Soares emanuel280699@gmail.com Everaldo Nunes de Farias Filho everaldo.farias@ufrpe.br Ademar Virgolino da Silva Netto ademar@cear.ufpb.br <p>A produção de resíduo eletrônico é uma problemática mundial, assim como a falta de recursos para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de Física em escolas públicas. Diante disto, o objetivo deste estudo é apresentar as habilidades construídas pelos estudantes do ensino médio durante a elaboração de experimentos colaborativos nas aulas de Física em uma escola da Paraíba. As técnicas utilizadas para a coleta dos dados foram a observação participante e a gravação em áudio e vídeo dos diálogos durante a aplicação de oficinas para a construção de protótipos usando materiais de baixo custo. Para a constituição dos resultados foi realizada uma análise interpretativa de trechos das falas dos participantes à luz da Teoria da Aprendizagem Colaborativa. Os principais resultados revelaram que, além do reaproveitamento de materiais eletroeletrônicos que seriam descartados no lixo, a montagem dos artefatos criou possibilidades em que os estudantes puderam criar hipóteses, fazer testes e encontrar soluções para os problemas que foram aparecendo durante o desenvolvimento dos experimentos. Além disso, a valorização do trabalho em equipe, o reconhecimento de que se pode aprender com os pares e a partir da superação dos erros e a legitimação da construção colaborativa do conhecimento de forma significativa foram habilidades que emergiram durante as aulas de Física.</p> 2024-04-27T18:32:31+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1318 CARACTERIZAÇÃO DOS SABERES DOS/AS EDUCANDOS/AS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO TOCANTINS SOBRE SERPENTES DE INTERESSE TOXICOLÓGICO NO BRASIL 2024-04-30T13:40:01+00:00 Pedro Henrique Ferreira Sobrinho henrique.sobrinho@mail.uft.edu.br Gracyella Fortes Sousa Silva gracyella.fortes@mail.uft.edu.br Yonier Alexander Orozco Marin yonier.marin@mail.uft.edu.br <p>O objetivo central deste estudo foi de caracterizar as concepções de estudantes de uma escola pública estadual do município de Araguaína-TO sobre as serpentes de interesse toxicológico no Brasil, através da análise de desenhos feitos pelos próprios alunos por intermédio de uma pergunta norteadora feita antes e após minicurso ministrados pelos autores do presente escrito. Desta forma, os resultados encontrados na pesquisa demonstraram que: a) em pré minicurso os educandos expressaram três concepções centrais, uma delas é o sincretismo religioso que reflete negativamente na preservação das serpentes devido ao fato da personificação má da serpente nos contos bíblicos e b) em pós minicurso os alunos mostraram evolução quanto o saber sobre a ciência das serpentes, onde, apresentaram compreender a importância ecológica, farmacológica e econômica das serpentes.</p> 2024-04-27T18:39:08+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1381 NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE ATINGIDOS PELO CRIME SOCIOAMBIENTAL DA SAMARCO 2024-04-30T13:40:05+00:00 Fábio Augusto Rodrigues e SIlva fabogusto@gmail.com Regiane Teixeira Marcos regianeeepsf106321@gmail.com <p>Este artigo se propôs a investigar o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências, através da realização de uma oficina de produção de narrativas sobre as memórias de adolescentes da comunidade de Bento Rodrigues. Os participantes deste estudo são alunos do Ensino Fundamental que foram residentes da área afetada pelo desastre decorrente do rompimento da Barragem de Fundão, um evento socioambiental que ocorreu em novembro de 2015 e que os forçou a se distanciar de sua terra natal. A produção das narrativas dos estudantes foi embasada nos conceitos das bionarrativas sociais. Na análise dos dados, utilizamos os princípios da teoria Ator-rede, que destaca as conexões entre diversos elementos humanos e não-humanos, permitindo-nos compreender a aprendizagem como resultado de redes sociotécnicas, influenciada por diversas interações. Observamos que a oficina de criação de narrativas promoveu a produção de textos únicos, impregnados de memórias, experiências e emoções que oferecem um vislumbre do impacto do desastre da Samarco na vida dos afetados.</p> 2024-04-27T18:48:04+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1238 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O INCENTIVO À LEITURA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS 2024-04-30T13:40:11+00:00 Edemar Benedetti Filho edemarfilho@yahoo.com.br Letícia Asheley Gomes, GOMES, L. A. leticia.asheley.gomes@gmail.com <p>A formação de um leitor é construída através de incentivo e de estímulo aos seus interesses, e constitui um processo importante para o desenvolvimento intelectual e social do aluno. A leitura é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja alcançado com êxito, pois é com a leitura que os alunos conseguem atingir novas descobertas. Este texto demonstra que a contação de história é uma ferramenta que contribui para diminuir o desinteresse pela leitura dos alunos, relacionando a divulgação científica com o enredo das obras infanto-juvenil e a história das ciências. Elaborou-se um vídeo com o conteúdo a ser divulgado, e em seguida, aplicado a 86 alunos do ensino fundamental II, com coletas de dados quantitativas e qualitativas. Como principais resultados observados destacamos o elevado número da retirada das obras literárias da biblioteca para a leitura após da execução do projeto e as discussões que ocorreram em sala de aula com o professor da disciplina de ciências sobre os temas abordados no vídeo.</p> 2024-04-27T18:54:48+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1241 LITERATURA E CIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES 2024-04-30T13:40:15+00:00 Alberto Lopo Montalvão Neto alberto.montalvaoneto@gmail.com Abimael Luiz de Souza abimael@prof.cnsd.com.br Gustavo Gomes Siqueira da Rocha rochagustavo538@gmail.com <p>O diálogo entre diferentes áreas do conhecimento tem sido apontado como potencial no ensino. No que toca às pesquisas, nos últimos anos autores têm se debruçado para as relações possíveis entre as questões de linguagem e o ensino de temas científicos e tecnológicos, considerando promissores os diálogos entre as áreas. Destarte, neste estudo temos por objetivo problematizar questões sociais e científicas, a partir da leitura e discussão de trechos de uma obra literária, com o intuito de fomentar posicionamentos crítico-reflexivos. Para isso, apresentamos o relato de uma experiência com oficinas interdisciplinares, analisando, com base em autores da Educação e da Educação em Ciências, as intencionalidades, possibilidades e potencialidades da sequência didática destacada. Nossos resultados apontam para um diálogo proeminente e fecundo dessa relação entre disciplinas e as questões sociocientíficas, o que ocorre em um atravessamento de histórias, sujeitos e sentidos.</p> 2024-04-27T19:00:34+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1249 RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MÚSICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 2024-04-30T13:40:18+00:00 Sarah Giovana Giolo Fernandes Dias sarahgiiovana17@gmail.com Priscila Caroza Frasson Costa priscila@uenp.edu.br <p>Este trabalho consiste em um relato de experiência e teve como objetivo utilizar a música como mediadora das aproximações de conhecimentos das Ciências, a partir de uma sequência de atividades direcionada para alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades com temas de Ciências foram desenvolvidas com dois participantes de uma Escola Estadual de Nível Fundamental - Anos Finais, em um Município do Norte do Paraná, utilizando a música como instrumento mediador da compreensão dos conhecimentos científicos trabalhados. A pesquisa qualitativa consistiu em 6 atividades estruturadas e aplicadas no contra turno às aulas regulares, em encontros de 30 a 50 minutos de duração. As músicas e os recursos didáticos foram direcionados aos conteúdos das Ciências e ao enfoque ambiental, com base no ensino regular e conforme as necessidades pessoais, priorizando as demandas da TEA. Os relatos de experiência indicaram indícios de aproximação com as Ciências, a percepção de elementos ambientais e a preservação, manifestados pelos participantes no decorrer das atividades.</p> 2024-04-27T19:50:03+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1267 ESTUDO DO PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 2024-05-06T16:08:54+00:00 Geovana Jeniffer Ortelã Gonçalves geovanaortela@outlook.com Bruna Letícia Oliveira Souza brunalsouza0@gmail.com Valéria Brumato Regina Fornazari nutri.valeria.regina@gmail.com <p>A aquisição de memória pode ser vista como sinônimo de aprendizagem, visto que só se pode fazer uma memória de longo prazo daquilo que foi apreendido. O presente estudo teve como objetivo investigar o processo de memorização em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública estadual em Maringá (PR), no componente curricular de ciências, especificamente no conteúdo de Hidrosfera. Foi utilizada a abordagem da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), e posteriormente aplicadas quatro etapas de coleta de dados realizadas ao longo de dois anos, por meio de questionários estruturados, visando observar as mudanças no processo de memorização de conceitos e ideias aprendidos durante a aplicação da SEI. Os resultados mostraram uma maior consolidação da memória de essência, bem como a importância da relação entre o conteúdo em sala de aula com o cotidiano do aluno e evidenciando mudanças atitudinais, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados e conscientes. Ademais, os resultados reforçam a importância do processo de memorização na aprendizagem.</p> 2024-04-27T19:54:09+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1378 The A REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA GENERATIVAARTIFICIAL E O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CHATGPT NO CONTEXTO BRASILEIRO 2024-04-30T13:40:26+00:00 Marcelo Castanheira da Silva marcelo.silva@ufac.br Paulo Victor Santos Souza paulo.victor@ifrj.edu.br Jose Robson Maia jose.robson@uece.br Daniel Girardi d.girardi@ufsc.br Fábio Ferreira Monteiro fmonteiro@unb.br <p>Nos últimos anos, o desenvolvimento e a popularização da inteligência artificial (IA) tem afetado a sociedade humana de tal modo que pode ser considerada uma revolução. A possibilidade de aumentar a produtividade nas mais diversas áreas tem atraído a atenção de estudiosos e pesquisadores em todo o mundo. Um caso particular é o ChatGPT, uma IA generativa lançada pela companhia OpenAI em novembro de 2022. Sua capacidade de gerar textos em linguagem natural sobre os mais variados temas tem suscitado discussões sobre sua utilização ou proibição em sala de aula. Neste sentido, este trabalho analisou a opinião de professores de Física do ensino fundamental e médio, sobre como o ChatGPT pode influenciar o aprendizado de Física e a formação dos alunos. O estudo considerou a região de atuação dos professores, o tempo de serviço, o tipo de escola - pública ou privada, e o conhecimento e/ou uso da ferramenta. Os resultados sugerem que o uso do ChatGPT pode influenciar positivamente no aprendizado de Física e na formação dos alunos. Contudo, também indicam a necessidade de treinamento específico para que os professores possam se adaptar ao uso da ferramenta.</p> 2024-04-27T19:57:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1379 O MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TEMÁTICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 2024-04-30T13:40:31+00:00 Eduardo Dancler Hennemann edh.hennemann@gmail.com Tobias Espinosa tobiasesp@gmail.com <p>O ensino de Física muitas vezes é marcado pela abordagem exclusivamente expositiva, com foco na memorização de equações e pouca conexão com o cotidiano dos estudantes, resultando em falta de interesse. Com o objetivo de reverter essa tendência, sugere-se a adoção de métodos ativos de ensino, nos quais os estudantes desempenham um papel participativo e central em sua própria aprendizagem. Um desses métodos ativos é o Instrução pelos Colegas (IpC), que ainda é pouco difundido e frequentemente modificado de maneira inadequada. Este artigo compartilha uma experiência em que o método IpC foi aplicado para o ensino de circuitos elétricos em uma turma de Ensino Médio em uma escola privada no Rio Grande do Sul. O objetivo é contribuir para a disseminação do IpC, mediante a exposição detalhada da experiência do primeiro autor com o método e do material didático elaborado. Apresentamos uma avaliação da experiência, destacando sobretudo as atitudes dos alunos em relação ao método adotado e seu desempenho em um teste conceitual padronizado sobre circuitos simples. Os estudantes demostraram atitudes prioritariamente positivas com relação às modificações no ensino, as quais foram influenciadas principalmente pela resolução de questões conceituais e discussão com os colegas. No teste padronizado obtivemos um ganho normalizado de 33,6%, considerando antes e depois da experiência dos alunos com o IpC. Esse índice está coerente com outros trabalhos apresentados na literatura com a utilização de métodos ativos de ensino. Esperamos que o artigo inspire outros professores interessados em inovar suas práticas, e também sirva como subsídio prático para a implementação do IpC em aulas de Física da educação básica.</p> 2024-04-27T20:02:38+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1227 O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2024-04-30T13:40:37+00:00 Israel Silva Cruz ixr4ell@gmail.com <p>Avaliar é uma das práticas pedagógicas mais difíceis para qualquer professor, independente da disciplina que leciona. Todavia, nos componentes curriculares Ciências e Biologia essa dificuldade se atenua, seja pelo fato de os alunos estarem focados com a obtenção da nota, ou por razão dos professores reproduzirem as formas de avaliação mais tradicionais. Acreditamos que a avaliação não deve ser punitiva e sim formativa, uma vez que a sala de aula é constituída por pessoas diferentes que apresentam características individuais. Enxergamos nas metodologias ativas a possibilidade de utilizar diversas formas de avaliação, contemplando a individualidade de cada estudante. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como as diferentes estratégias didáticas, possibilitam a avaliação formativa no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida com 25 estudantes pertencentes à turma do Ensino Fundamental I, matriculados(as) em uma escola pública da Rede Municipal. Foi realizada uma sequência didática com o conteúdo Terra e Universo, utilizando metodologias ativas para mediar a avaliação formativa. Os resultados da pesquisa demonstram que o uso de diferentes estratégias didáticas são eficientes e capazes de subsidiar o processo de avaliação formativa dos estudantes.</p> 2024-04-27T20:12:20+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1254 FAMILIARIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: MÚLTIPLOS SABERES 2024-04-30T13:40:41+00:00 Carlos A. B. da Silva Jr cabsjr@ufpa.br Liandra Rayse Alves de Melo liandra.melo@braganca.ufpa.br Lélio Favacho Braga lelio.braga@escola.seduc.pa.gov.br Aline Nascimento Braga aline.braga@iemci.ufpa.br Alessandra Nascimento Braga alessandrabg@ufpa.br <p>Este trabalho teve como objetivo principal investigar sobre a relação entre educação superior e Covid-19 (período 09/2020 a 02/2021), no que tange a familiarização dos docentes da FACIN-IECOS-UFPA – Campus de Bragança-PA, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas de ciências. Para melhor compreensão, procurou-se compreender os aspectos que envolviam a familiarização, potencialidade e eficiência das TDICs na elaboração de práticas pedagógicas pelos professores. A metodologia baseou-se no estudo de caso, com abordagem qualitativa. Na coleta dos dados usou-se um questionário <em>online</em> no <em>Google Forms</em>, de modo a identificar o perfil dos docentes participantes da pesquisa e avaliar alguns aspectos relacionados ao uso das TDICs no ensino de ciências. Por fim, percebeu-se que o suporte educacional da UFPA aos seus docentes, de certa forma, pareceu não contemplar os desafios referentes ao uso de TDICs no processo formativo discente dessa Instituição de Ensino Superior (IES).</p> 2024-04-28T12:08:51+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1260 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO 2024-04-30T13:40:46+00:00 Gabriel Pereira de Sousa gabriel.pereira@aluno.ufca.edu.br Francineide Amorim Costa Santos francineide.amorim@ufca.edu.br Rochelande Felipe Rodrigues rochelande.rodrigues@ufca.edu.br <p>Este trabalho descreve o Estágio Supervisionado 3, ocorrido de forma remota no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICNM) na Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE, em 2021, em pleno momento de pandemia. Nessa perspectiva, aqui são relatados os passos até a implantação desse estágio remoto na LICNM e como de fato aconteceu. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico e do próprio relato de experiência analisado à luz do referencial teórico utilizado. A partir dessa abordagem foi descrito como se deu esse momento tão importante da formação docente e analisou-se se a experiência foi ou não exitosa. Como conclusão, obteve-se que, apesar do distanciamento físico do ambiente formal das escolas, o estágio conseguiu êxito graças ao comprometimento de todos os agentes envolvidos, que se esforçaram e se adaptaram aos recursos digitais que possibilitaram o estágio remoto. Por fim, observou-se a preservação do tripé professor formador/o professor supervisor/o licenciando durante a realização do estágio remoto na LICNM.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Licenciatura, Estágio remoto, Relato de experiência.&nbsp;</span></p> 2024-04-28T12:13:14+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1237 POTENCIALIDADES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA ABORDAGEM CTSA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2024-04-30T13:40:53+00:00 Jéssica Endringer Dias Gava jessicaendringer123@gmail.com Sandra Mara Santana Rocha rochasms@gmail.com <p>A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por um público diversificado, com pessoas que não concluíram seus estudos no tempo adequado, pelos mais diversos motivos. O presente trabalho tem o propósito investigar se as oficinas pedagógicas baseadas na abordagem CTSA, na Educação de Jovens e adultos, pode ser trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada. A pesquisa é de natureza qualitativa, por utilizar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para a coleta de dados, que se fundamenta em possibilitar a formação de pensamentos críticos acerca da realidade ambiental estruturada a partir do tema; desenvolver a interação dos estudantes entre si e com o docente; incentivar a alimentação saudável, para melhoria da saúde e sustentabilidade. Possibilitando uma visão mais crítica e consciente de mundo, bem como práticas simples e efetivas através de oficinas com o reaproveitamento de óleos, alimentos como formas para evitar a poluição, além de contribuírem para melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida, tudo isso com interatividade na criação de ferramentas virtuais, como a utilização do Blog escolar e um fórum online.</p> 2024-04-28T12:18:53+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1265 INCENTIVANDO O APRENDIZADO DE DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTATÍSTICA MENSAL DE OCORRÊNCIA DE TROVOADAS 2024-04-30T13:40:59+00:00 Lucio Ângelo Vidal lucio.vidal@ifmt.edu.br josé vinícius da costa filho jose.filho@ifmt.edu.br andreia da silva tavares andreia.physical@gmail.com <p>O objetivo deste artigo foi mediar uma experiência de ensino de distribuição binomial a partir de uma estatística de ocorrência de trovoadas realizada com quinze estudantes de Engenharia de uma instituição pública de nível superior na cidade de Cuiabá. Na aula seguinte de Física àquela que abordava o conceito de convecção, foram apresentadas as probabilidades empíricas de ocorrência de trovoadas em cada mês na referida cidade por meio de uma série histórica e o conceito de distribuição binomial com exemplos práticos. Como resultados do processo avaliativo da aprendizagem, verificaram-se os tipos de equívocos mais comuns cometidos no cálculo, o acerto de todas as questões do teste por dois estudantes e a maioria dos discentes não ter resolvido corretamente nenhuma das questões. Julga-se aqui importante incentivar a realização de mais experiências de ensino voltadas ao cálculo de probabilidades de acontecimento de um fenômeno meteorológico, ao cálculo de probabilidades de ocorrência de uma faixa de valores numéricos para uma variável atmosférica e até mesmo à Meteorologia de uma forma geral.</p> 2024-04-28T12:28:05+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1239 ENSINO DE CONCEITOS DE MAGNETISMO COM O USO DA PROTOTIPAGEM ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS 2024-04-30T13:41:04+00:00 Sandra Cristina Ramos sandraramos@uesb.edu.br Jorge Anderson Ramos jorge@uesb.edu.br Jean Barbosa Pessoa jean.psb.ibi@gmail.com Wilck Grasianni Porto wilck_@hotmail.com <p>Este trabalho apresenta uma aplicação de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos das concepções de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018). O objetivo é introduzir conceitos sobre Magnetismo e avaliar sua aprendizagem significativa, principalmente sobre intensidade de Campo Magnético, que por vezes tem se dado de forma muito abstrata e matematizada. As atividades foram aplicadas em uma turma do 3<sup>0</sup> ano do Ensino Médio e o principal instrumento de análises qualitativa e quantitativa está associado às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como o Arduino. Os resultados demonstraram que a introdução de conceitos de Magnetismo pelo método empregado foi exitoso devido a forte evidência de aprendizagem crítica, traduzidas pelas interpretações acerca dos fenômenos e situações-problemas abordadas durante as aulas.</p> 2024-04-28T12:32:59+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1248 UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 2024-04-30T13:41:08+00:00 Karla Verônica Cury, Mestre karla_veronica1968@hotmail.com Celly Cristina Alves do Nascimento Saba, Doutora celly.saba@uerj.br Carolina Tavares, Doutora cr_tavares@hotmail.com <p>Este trabalho apresenta uma sequência didática investigativa (SDI) sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) desenvolvida com um grupo de 49 estudantes de uma escola, do Rio de Janeiro, RJ.&nbsp; Inicialmente, foi proposta uma dinâmica em grupos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, em seguida houve debates sobre diabetes, hipertensão e obesidade. Ao final, os alunos criaram um jogo para divulgarem os conhecimentos construídos durante as aulas. A metodologia utilizada foi baseada no ensino por investigação, na qual os alunos tiveram condições favoráveis para construir hipóteses, pesquisar e compreender conceitos sobre as DCNT e a importância de atitudes de promoção da saúde para diminuir as chances de desenvolverem essas doenças. A experiência permitiu conhecer as dúvidas do grupo sobre essas enfermidades de forma interativa e lúdica, estimulando a aprendizagem e utilizando situações cotidianas apresentadas pelos alunos. Foi possível verificar o entusiasmo dos estudantes com o método de ensino por investigação, trazendo à tona sua potencialidade e seu protagonismo. O método investigativo também foi importante por possibilitar a reflexão acerca da importância de atitudes preventivas de promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida individual e coletiva dos alunos. Toda essa experiência motiva uma prática pedagógica em que os discentes construam o conhecimento sentindo que são partes fundamentais no processo.</p> 2024-04-28T12:40:55+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1232 PARA QUEM É EXITOSA AS AULAS TRADICIONAIS NA RECONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS DE CÉLULAS? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NOVA FRIBURGO, RJ 2024-04-30T13:41:13+00:00 Juliana Gomes Teixeira da Silva juliana.gtbio@yahoo.com.br Anderson dos Santos Portugal andersonportugal.professor@gmail.com Maycon Saviole da Costa saviole@hotmail.com Bruno Fernandes da Costa brunoofernandez@yahoo.com.br <p>O objetivo principal deste trabalho é averiguar o uso de modelos mentais de células e suas representações por alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola pública em Nova Friburgo, e se, a partir de uma aula expositiva tradicional, estes modelos se perpetuam ou há reconstrução dos modelos mentais. Analisou-se as respostas para uma pergunta sobre o conceito de célula e modelos de célula expressos por desenhos ou massa de modelar antes e após uma sequência didática tradicional. Os resultados após a intervenção pedagógica demonstraram aumento da quantidade de alunos que chegaram mais próximo ao conceito de célula completo, porém a maioria ainda apresentou o conceito de forma equivocada. Os alunos tiveram acesso aos termos científicos, mas demonstraram não apreender o significado. Quando comparados os termos científicos às representações, pôde-se perceber que após a intervenção didática houve redução dos alunos que optaram por usar a massa de modelar. Esse decréscimo foi influenciado pelos materiais utilizados, que priorizavam representações planares de células, desestimulando os alunos a uma ação criativa e valorizando a memorização. Nota-se que a aula tradicional não funciona quando mal aplicada. Os resultados obtidos entre o antes e o depois da aula podem gerar memorização temporária dos alunos. O professor deve levar em conta que a desconstrução de modelos equivocados e aperfeiçoamento dos modelos mentais de célula não é sinônimo de fracasso. Promover ressignificação do erro pode ter impacto positivo na trajetória do estudante e na prática docente do professor.</p> 2024-04-28T12:47:07+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1250 UTILIZAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO EMBLOCADO EM RESINA COMO RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA 2024-04-30T13:41:20+00:00 Luiz Guilherme dos Santos Ribas lg_ribas@hotmail.com Suelen Zontta Kiem suelen.zk@gmail.com Flavia Sant’Anna Rios flaviasrios@gmail.com <p>Este trabalho avaliou a técnica de emblocamento de organismos em resina como recurso didático alternativo. Especificamente, artrópodes foram emblocados para explorar temas como ecologia, evolução e a importância social e econômica desses grupos biológicos, em uma dinâmica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná. A utilização de espécimes zoológicos emblocados em resina como recurso didático alternativo mostrou-se uma técnica válida e aplicável em sala de aula, servindo como um recurso facilitador de ensino.</p> 2024-04-28T12:52:52+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://if.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1294 USO DO SOFTWARE PHET SIMULATIONS NA MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA 2024-04-30T13:41:23+00:00 Antônio Rony da Silva Pereira Rodrigues ronny346silva@gmail.com <p>O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), está cada vez mais difundido na educação. As TIC’s tem se demostrado uma ferramenta importante para o ensino. Nesse contexto, o presente estudo buscou avaliar o uso do software PhET Simulations para o ensino de Físico-Química, sobre o conteúdo de estudo dos gases, na monitoria acadêmica no semestre 2023.1, no curso de Licenciatura em Química, no Polo UECE/UAB de Campos Sales. No estudo 20 estudantes passaram por 4 etapas, compostas por pré-teste, aulas com e sem uso do PhET e 3 testes avaliativos, sendo analisados através de competências especificas. Com a análise dos resultados obtidos, foi perceptível o aumento da taxa de acertos antes e após o uso do software na monitoria, chegando a taxa de 100% de acerto para algumas questões. Sendo assim, foi possível relatar que software auxilia na aprendizagem de estudo dos gases, podendo ser utilizado para outros conteúdos dentro da Físico-Química e no ensino de Física na Educação Básica.</p> 2024-04-28T12:58:53+00:00 ##submission.copyrightStatement##