Revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino das ciências

Histórico

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da Área de Ensino de Ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem. Foi concebida e publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em convênio com o Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências (PIDEC), oferecido pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha. Atualmente é publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil.

 

Impacto

A EENCI é editada quadrimestralmente, em versão eletrônica. Todos os trabalhos são arbitrados, às cegas, por pares. Os artigos podem ser publicados em espanhol, português ou inglês e os correspondentes resumo, título e palavras-chave na língua original e em inglês. Seu propósito fundamental é promover e divulgar experiências e estudos que correspondam aos interesses dos professores de ciências e matemática que produzam impactos nas práticas educativas em situações formais ou informais de ensino. Incentiva-se, também, a análise crítica sobre os trabalhos atualmente realizados nessa área.

 

Conhecimento

Um dos objetivos da revista é publicar estudos relacionados ao ensino e à aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos que analisem a gestão em aula, o grau de envolvimento do estudante na aprendizagem, a avaliação de dificuldades e os avanços frente à aplicação de metodologias de ensino. Ainda, fomenta-se a publicação de trabalhos de investigação em pesquisa aplicada, fundamentados em bases teóricas que permitam avançar na compreensão dos problemas significativos relacionados à aprendizagem de ciências e matemática.

 

Opinião

Estamos sempre buscando melhorias na revista. Para isso, tentamos conhecer a opinião dos leitores a respeito dos trabalhos publicados, bem como, sobre seu impacto na prática de ensino do dia a dia. Assim, incentivamos os leitores a enviarem e-mails com comentários, sugestões ou críticas a fim de garantir a qualidade do periódico.

E-mail: eenci@if.ufmt.br
Instituto de Física, Bloco F- UFMT
Av. Fernando Corrêa da Costa, S/N. CEP: 78060–900
Cuiabá - MT - Brasil.

 

Corpo Editorial

  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo – Editora 
  • Marco Antonio Moreira – Editor 
  • Concesa Caballero Sahelices – Editora Adjunta 
  • Adriana Marques Toigo – Editora Adjunta
  • Everton Botan – Secretário

 

Comitê Científico

  • Célia Maria Gomes Soares de Sousa: Universidade Nacional de Brasília, Brasil
  • Irene Cristina de Mello: Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil 
  • Evelyse dos Santos Lemos: IOC/Fundação Oswaldo Cruz, Brasil 
  • Ives Solano Araujo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 
  • Jenner Barreto Bastos Filho: Universidade Federal de Alagoas, Brasil 
  • Jorge Valadares: Universidade Aberta de Lisboa, Portugal 
  • Joseph D. Novak: Cornell University, U.S.A. 
  • Giovanna Lombardi: Universidad Central de Venezuela, Venezuela 
  • Irinéa de Lourdes Batista: Universidade estadual de Londrina, Brasil 
  • María Luz Rodríguez Palmero: I.B. Dr. Antonio González, Espanha 
  • María Victoria Alzate Cano, Universidade de Antioquia, Colombia 
  • Marta Pesa: National Universidade de Tucumán, Argentina 
  • Neuza Terezinha Massoni: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 
  • Roberto Nardi: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, Brasil 
  • Roseli P. Schnetzler: Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil 
  • Sergio Roberto de Paulo Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • María Silvia Stipcich: Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires, Argentina 
  • Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, Brasil 
  • Sonia Yaneth López Ríos: Universidad de Antioquia, Colombia 
  • Virgínia Schall: Fundação Oswaldo Cruz, Brasil 
  • Zulma Gangoso: Universidade Nacional de Córdoba, Argentina