Revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino das ciências
Histórico
Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da Área de Ensino de Ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem. Foi concebida e publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em convênio com o Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências (PIDEC), oferecido pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha. Atualmente é publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil.
Impacto
A EENCI é editada quadrimestralmente, em versão eletrônica. Todos os trabalhos são arbitrados, às cegas, por pares. Os artigos podem ser publicados em espanhol, português ou inglês e os correspondentes resumo, título e palavras-chave na língua original e em inglês. Seu propósito fundamental é promover e divulgar experiências e estudos que correspondam aos interesses dos professores de ciências e matemática que produzam impactos nas práticas educativas em situações formais ou informais de ensino. Incentiva-se, também, a análise crítica sobre os trabalhos atualmente realizados nessa área.
Conhecimento
Um dos objetivos da revista é publicar estudos relacionados ao ensino e à aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos que analisem a gestão em aula, o grau de envolvimento do estudante na aprendizagem, a avaliação de dificuldades e os avanços frente à aplicação de metodologias de ensino. Ainda, fomenta-se a publicação de trabalhos de investigação em pesquisa aplicada, fundamentados em bases teóricas que permitam avançar na compreensão dos problemas significativos relacionados à aprendizagem de ciências e matemática.
Opinião
Estamos sempre buscando melhorias na revista. Para isso, tentamos conhecer a opinião dos leitores a respeito dos trabalhos publicados, bem como, sobre seu impacto na prática de ensino do dia a dia. Assim, incentivamos os leitores a enviarem e-mails com comentários, sugestões ou críticas a fim de garantir a qualidade do periódico.
E-mail: eenci@if.ufmt.br
Instituto de Física, Bloco F- UFMT
Av. Fernando Corrêa da Costa, S/N. CEP: 78060–900
Cuiabá - MT - Brasil.
Corpo Editorial
- Iramaia Jorge Cabral de Paulo – Editora
- Marco Antonio Moreira – Editor
- Concesa Caballero Sahelices – Editora Adjunta
- Adriana Marques Toigo – Editora Adjunta
- Everton Botan – Secretário
Comitê Científico
- Célia Maria Gomes Soares de Sousa: Universidade Nacional de Brasília, Brasil
- Irene Cristina de Mello: Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
- Evelyse dos Santos Lemos: IOC/Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
- Ives Solano Araujo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
- Jenner Barreto Bastos Filho: Universidade Federal de Alagoas, Brasil
- Jorge Valadares: Universidade Aberta de Lisboa, Portugal
- Joseph D. Novak: Cornell University, U.S.A.
- Giovanna Lombardi: Universidad Central de Venezuela, Venezuela
- Irinéa de Lourdes Batista: Universidade estadual de Londrina, Brasil
- María Luz Rodríguez Palmero: I.B. Dr. Antonio González, Espanha
- María Victoria Alzate Cano, Universidade de Antioquia, Colombia
- Marta Pesa: National Universidade de Tucumán, Argentina
- Neuza Terezinha Massoni: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
- Roberto Nardi: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, Brasil
- Roseli P. Schnetzler: Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil
- Sergio Roberto de Paulo Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
- María Silvia Stipcich: Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires, Argentina
- Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, Brasil
- Sonia Yaneth López Ríos: Universidad de Antioquia, Colombia
- Virgínia Schall: Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
- Zulma Gangoso: Universidade Nacional de Córdoba, Argentina