APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 EM MEIO AO ESTÁGIO REMOTO

Expapplication of an Investigative Teaching Sequence of Probability for Students in The Seventh Year of Elementary Education 2 in the Middle of the Remote Internship

Palavras-chave: Probabilidade, Sequência Didática, Ensino Remoto, Educação Matemática

Resumo

O artigo descreve uma sequência didática por investigação, sobre probabilidade, aplicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental na Escola E.E.F. Professora Sabina Gomes de Sousa, em Brejo Santo-CE, durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19. A pesquisa foi parte do estágio obrigatório do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da UFCA. A sequência didática foi escolhida por sua capacidade de organizar progressivamente o conteúdo e abordar o tema probabilidade. A metodologia integrada usou ferramentas tecnológicas e estratégias para aulas atrativas e imersivas, incluindo aulas síncronas e assíncronas, vídeos, simulações, Google Meet e WhatsApp. A sequência foi continuamente avaliada e ajustada para garantir a compreensão dos alunos. A avaliação incluiu perguntas abertas, debates, exercícios de revisão e formulários eletrônicos, importantes para identificar e abordar dificuldades, especialmente em interpretação textual. Os resultados mostraram eficácia, com alunos demonstrando engajamento e compreensão dos conceitos de probabilidade. Atividades colaborativas e o uso de materiais concretos, como dados e moedas, facilitaram a assimilação dos conteúdos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e análise crítica.

Biografia do Autor

Gabriel Pereira de Sousa, Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores

Graduado em Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática/ Graduado em Biologia/ Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em Matemática suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho

Francineide Amorim Costa Santos, Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores

Doutora em Meteorologia e Professora da Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Raimundo Nonato Costa Ferreira, Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais e Professor da Universidade Federal do Cariri-UFCA

Edicarlos Pereira de Sousa, Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores

Doutor em Meteorologia, Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica e Professor da Universidade Federal do Cariri-UFCA

Edicarlos Pereira dos Santos, Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores

Graduado em Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática

Publicado
2025-05-04