APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 EM MEIO AO ESTÁGIO REMOTO
Expapplication of an Investigative Teaching Sequence of Probability for Students in The Seventh Year of Elementary Education 2 in the Middle of the Remote Internship
Resumo
O artigo descreve uma sequência didática por investigação, sobre probabilidade, aplicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental na Escola E.E.F. Professora Sabina Gomes de Sousa, em Brejo Santo-CE, durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19. A pesquisa foi parte do estágio obrigatório do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da UFCA. A sequência didática foi escolhida por sua capacidade de organizar progressivamente o conteúdo e abordar o tema probabilidade. A metodologia integrada usou ferramentas tecnológicas e estratégias para aulas atrativas e imersivas, incluindo aulas síncronas e assíncronas, vídeos, simulações, Google Meet e WhatsApp. A sequência foi continuamente avaliada e ajustada para garantir a compreensão dos alunos. A avaliação incluiu perguntas abertas, debates, exercícios de revisão e formulários eletrônicos, importantes para identificar e abordar dificuldades, especialmente em interpretação textual. Os resultados mostraram eficácia, com alunos demonstrando engajamento e compreensão dos conceitos de probabilidade. Atividades colaborativas e o uso de materiais concretos, como dados e moedas, facilitaram a assimilação dos conteúdos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e análise crítica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.