Nova plataforma da EENCI
Informamos que, a partir do número 16(1) a EENCI mudou de plataforma, passando a operar exclusivamente no OJS (Open Journal System).
Saiba mais sobre Nova plataforma da EENCIInformamos que, a partir do número 16(1) a EENCI mudou de plataforma, passando a operar exclusivamente no OJS (Open Journal System).
Saiba mais Saiba mais sobre Nova plataforma da EENCIEditorial:
Há duas décadas, a Revista Experiências em Ensino de Ciências nasceu com o propósito claro e corajoso: abrir espaço para que professoras, professores e pesquisadoras e pesquisadores compartilhassem suas vivências concretas no ensino e na aprendizagem das Ciências, em suas múltiplas linguagens, contextos e desafios. Em tempos em que muitas publicações ainda privilegiavam modelos teóricos descolados da realidade escolar, a proposta desta revista foi, desde o início, valorizar a prática viva e reflexiva em sala de aula — um gesto editorial que, ao mesmo tempo, documenta a história e inspira o futuro.
Celebramos, neste primeiro número especial de 20 anos, não apenas a longevidade de uma publicação que se consolidou como espaço legítimo de diálogo entre os que ensinam e os que pesquisam o ensino e a aprendizagem, mas também a diversidade e a riqueza de temas que continuam a alimentar essa trajetória.
Destacamos com entusiasmo o artigo que apresenta uma proposta de etnofísica, construída a partir das técnicas de caça do povo Chokwe, em Angola. Trata-se de um exemplo potente de como o ensino da Física pode (e deve) reconhecer, integrar e valorizar os saberes locais, abrindo caminhos para uma educação descolonizadora e culturalmente situada. É uma experiência que amplia fronteiras e reafirma o compromisso da revista com uma Ciência que dialoga com o mundo e com as pessoas que o habitam.
Além disso, esta edição reúne, dentre outros de igual relevância, relatos sobre o uso criativo de modelos didáticos de laboratório, reflexões sobre o ensino de probabilidade e análises importantes sobre os riscos da desinformação desde os primeiros anos da educação básica. São textos que mostram, mais uma vez, que o ensino de Ciências é um campo fértil, dinâmico e absolutamente necessário diante dos desafios contemporâneos.
Agradecemos a todas e todos que, ao longo desses 20 anos, contribuíram para que esta revista fosse mais do que um periódico: uma comunidade em movimento. Que as experiências aqui compartilhadas sigam inspirando outras tantas, em escolas, universidades, comunidades e territórios diversos, onde a Ciência pode ser, ao mesmo tempo, instrumento de compreensão do mundo e prática de transformação.
Boa leitura!