UMA EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM ATIVA E AO COMPROMETIMENTO SOCIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

An experiment with Google Earth: in search of an active learning and the social commitment of Elementary School students

  • Cassiano Scott Puhl
  • Thaísa Jacintho Müller
  • Lori Viali
  • Regis Alexandre Lahm
Palavras-chave: Resolução de problemas, Sensoriamento remoto, Imagens orbitais, Tecnologias no ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência didática interdisciplinar e inovadora, desenvolvida por professores de Matemática e Ciências utilizando os recursos tecnológicos para a resolução de um problema. A experiência didática foi aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Bom Princípio/RS, cujo objetivo foi de analisar a área desmatada, na última década (2006-2016), nas comunidades que os estudantes moram. Desse modo, o problema gerador estabelecido foi: “Na última década, em que proporção o desmatamento atingiu as comunidades dos estudantes da escola?”. A presente pesquisa fundamentou-se na utilização da estratégia de ensino por meio da Resolução de Problemas e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente utilizando inteligência geoespacial por meio sensoriamento remoto. No decorrer da experiência didática, os estudantes realizaram entrevistas na comunidade, levantaram dados na web e utilizaram imagens orbitais do software Google EarthTM para solucionar o problema.Por fim, os dados coletados apresentam fortes indícios que a Resolução de Problemas alinhada com as TIC são estratégias que proporcionam uma aprendizagem ativa aos estudantes, principalmente ao utilizar as geotecnologias para solucionar um problema que é do contexto do estudante. Desse modo é possível formar estudantes críticos, criativos e preocupados com o meio em que vivem.

Publicado
2020-08-04