LEITURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O GÊNERO TEXTUAL MAPA
Reading and science teaching: Reading strategies for the genre map
Resumo
Este artigo apresenta reflexões resultantes sobre estratégias de leitura no Ensino de Ciências. A abordagem tem como foco a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, 6° ano, ressaltando estratégias de leitura para o gênero textual mapa. Neste artigo, o objetivo é apresentar questões sobre ensino de Ciências e estratégias de leitura, como uma amostra dos estudos que foram realizados com outros gêneros e da funcionalidade das estratégias de leitura. Como suporte teórico sobre as estratégias de leitura foram analisadas referências dos seguintes autores: Solé (2008) e Oliveira (2010). A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico e apresentação de estratégias de leitura para o gênero textual mapa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.