O USO DE DESENHOS PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SOBRE O CERRADO

The Use of Drawings to Verify Student Learning about the Cerrado

  • Jullyanna Cabral de Moura
  • Marcelo Duarte Porto
  • Hélida Ferreira da Cunha
Palavras-chave: Ensino de Ciências por Investigação, Ensino Fundamenta, Trilhas ecológicas, Piaget

Resumo

O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do país, possui uma riquíssima biodiversidade e é formado por um mosaico de vegetações. No entanto, a maioria da população apresenta visões distorcidas sobre esse bioma. O desconhecimento e a desvalorização dificultam sua conservação, que é de grande importância, visto que restam menos de 50% de sua vegetação nativa. Dessa forma, o ensino de ciências precisa utilizar-se de estratégias de ensino que agucem o interesse pelo tema. Sendo assim, a finalidade desse estudo foi averiguar, através de desenhos, se uma sequência de aulas investigativas com a utilização de trilha ecológica, pode auxiliar no ensino sobre o Cerrado. Para isso, 18 educandos do 6º ano do ensino fundamental fizeram desenhos sobre o Cerrado, antes e depois de participarem de uma sequência de aulas. Os resultados demonstraram que muitos estudantes visualizavam o Cerrado como um local seco e sem vida, outros imaginavam que ele era semelhante a florestas e alguns representaram apenas a fitofisionomia do cerrado sentido restrito. No entanto, essas visões equivocadas diminuíram após a participação nas atividades. Sendo assim, a utilização de sequências didáticas investigativas, com o uso de trilhas ecológicas, demonstra ser uma importante estratégia metodológica para a construção do conhecimento a respeito do Cerrado.

Publicado
2020-08-04