A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOCÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The metamorphosis of butterfly: first notions about this concept in Early Childhood Education
Resumo
A integração da Educação Infantil no âmbito da educação básica é considerada um importante marco no reconhecimento legal do direito da criança. Para ensinar as primeiras noções de ciência nesta modalidade de ensino é necessário compreender a essência da interdisciplinaridade e planejá-la de maneira criativa. O objetivo deste trabalho foi oportunizar vivências onde as crianças pudessem conhecer sobre a vida dos animais e os fenômenos da natureza, especificamente sobre o tema da metamorfose da borboleta. O trabalho foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede pública de Manaus. A pesquisa esta fundamentada em uma abordagem qualitativa. A turma participante foi composta por 20 crianças do primeiro período, com faixa etária de quatro e cinco anos, juntamente com a professora regente da turma. Foram desenvolvidas várias atividades para que as crianças tenham as primeiras noções sobre o conceito de metamorfose através de processos criativos e interdisciplinares. Concluímos que os processos desenvolvidos oportunizaram as crianças adquirir o conceito de metamorfose e conhecer melhor o mundo da ciência e do mundo onde vivem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.