VISITA AO MUSEU INTERATIVO DE CIÊNCIAS DO SUL FLUMINENSE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O NONO ANO
Visit to the interactive science museum in sul fluminense: an introductory approach to chemistry teaching for the ninth year
Resumo
O presente artigo busca analisar um episódio interativo realizado em uma turma de 8º ano de uma escola pública da periferia de Barra Mansa (RJ). A investigação que deu origem a esse trabalho teve como objetivo analisar como a visita a um museu interativo de ciências possibilitou que os alunos se interessassem pelo estudo da Química. Utilizando o estudo de caso como perspectiva,o episódio foi diretamente observado tendo sido realizados registros que foram transcritos e analisados pelo professor responsável pela disciplina de química. O resultado alcançado reforça a importância dos espaços não formais para o incremento da relação ensino / aprendizagem de ciências, mais notadamente o ensino da Química. Por isso, surge como outro aspecto importante a ser destacado a necessidade de mais equipamentos como museus e centros de ciências no interior do estado, já que a maioria desses espaços no estado do Rio de Janeiro se concentra na região metropolitana. Na análise realizada, percebeu-se que a visita ao Museu Interativo de Ciências foi um dos fatores decisivos de mudança de postura do aluno, tornando-o mais ativo em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.