A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

The Oriented Teaching Materials Preparation for Children's Literature: an Environmental Education Strategy

  • Amanda Berk
  • Barbara Doukay Campanini
  • Marcelo Borges Rocha
Palavras-chave: Educação Ambiental, leitura participativa, didática inovadora

Resumo

A leitura infantil é uma temática complexa diante dos avanços tecnológicos e outros recursos de aquisição da informação. Dentro do ambiente escolar, contudo é classificada como a grande ferramenta pedagógica trabalhada. Esse trabalho busca apresentar duas práticas pedagógicas desenvolvidas no intuito de aproximar a leitura dos alunos e torná-la mais agradávela partir de uma metodologia com participação ativa. As ferramentas didáticas trabalhadas atuam no âmbito emocional dos alunos procurando efetuar o princípio de conscientização ambiental para mudança de hábitos nocivos ao meio ambiente. Foram avaliados também o hábito de leitura dos alunos e suas opiniões acerca da leitura. Foi constatada a validade de atividades alternativas voltadas para a literatura infantil com afirmações de mais de 90% dos alunos indicando essa opinião. A pertinência de atividades e iniciativas semelhantes às desta pesquisa é defendida para o estímulo à leitura e para a educação ambiental dos discentes.

Publicado
2020-08-05