TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA AO TEMA LEISHMANIOSE VISCERAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Puppet theater as a tool to teach elementary school students about visceral leishmaniasis

  • Antônio José da Costa
  • Laura Helena Pinto de Castro
  • Ivo Batista Conde
  • Roselita Maria de Souza Mendes
  • Germana Costa Paixão
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja
Palavras-chave: Teatro, Ludicidade, Leishmaniose

Resumo

As ferramentas lúdicas de educação contribuem para o desenvolvimento do aprendizado, dentre elas o teatro de fantoches se destaca por ser uma prática que ajuda no desenvolvimento integral do aluno. Nesse contexto, objetivou-se investigar as contribuições do teatro de fantoches como ferramenta pedagógica lúdica, abordando a importância do tema leishmaniose visceral no Ensino Fundamental. O presente estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva, com uso de um questionário avaliativo. A atividade foi aplicada em uma escola do município de Fortaleza, em turmas de 4ª e 5ª anos do Ensino Fundamental I. Foi elaborado o roteiro da peça intitulada “A morte do cachorro chupeta”e dois fantoches: um masculino (João) e outro feminino (Magda), que conversaram sobre a leishmaniose visceral. Para verificar as possibilidades do teatro de fantoches como recurso para a aprendizagem do conteúdo que se referem a leishmaniose, foi aplicado um questionário com as crianças. Responderam aos questionários, 67 alunos, sendo 52,3% do sexo masculino e 47,7% do sexo feminino. Algumas informações sociais e demográficas foram registradas e sobre a tematização que se refere a leishmaniose visceral, onde a maioria dos alunos responderam acertadamente. Os resultados apontaram que a aplicação do teatro de fantoche para a temática leishmaniose visceral foi positiva, através do lúdico foi possível promover o conhecimento para estimular a conscientização dos alunos de suas responsabilidades em relação a prevenção e controle da doença, tornando-se um multiplicador de ações na escola e na comunidade.

Publicado
2020-08-05