ELABORAÇÃO EM GRUPO DE ROTEIROS DE SIMULAÇÕES DE QUÍMICA: UMA APROXIMAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COLABORATIVA
Elaboration of chemistry scripts for simulations in groups: an approximation to collaborative significant learning
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência realizada no âmbito do Projeto Laboratório Didático Virtual de Química, onde alunos de Ensino Médio de escolas públicas do estado de São Paulo foram convidados a elaborar, em grupos, roteiros de simulações virtuais a partir de situações do cotidiano. Apresenta-se aqui um estudo de caso que analisou o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos de primeiro ano de Ensino Médio. A análise dos diferentes documentos de registro e também dos roteiros de simulação produzidos pelos alunos indicou que este tipo de atividade pode favorecer a ocorrência de aprendizagem significativa entre os estudantes participantes do projeto, no que se refere à elaboração e uso de estratégias de aprendizagem e à criação e elaboração em grupo de roteiros de simulação. Os alunos desenvolveram diversas habilidades, utilizaram adequadamente conceitos disciplinares e se posicionaram diante de alguns assuntos assumindo uma postura valorativa e ética.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.