O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DA CALORIMETRIA, EM NÍVEL MÉDIO.

The use of concept maps as a strategy of promotion and evaluation of meaningful learning of calorimetry concepts, at high school

  • Gilmar da Silva
  • Célia Maria Soares Gomes de Sousa
Palavras-chave: mapas conceituais, aprendizagem significativa, calorimetria

Resumo

Este estudo que teve o objetivo de verificar a eficiência da utilização de mapas conceituais, como estratégia de ensino dos conceitos da Calorimetria, no processo de promoção e avaliação da aprendizagem significativa, de alunos de 2ª série do Ensino Médio. Procurou-se identificar, as evidências de aprendizagem apresentadas pelos alunos em três momentos distintos (no início, durante e após a apresentação do conteúdo de Calorimetria), através de uma análise comparativa dos mapas conceituais construídos pelos estudantes. A análise dos resultados obtidos nos permite afirmar que a utilização de mapas conceituais como estratégia de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de um corpo de conceitos é eficaz.

Publicado
2020-08-14