INFORMÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
Computer science in the teaching of biology: limits and possibilities of an experience from the perspective of the students
Resumo
O artigo apresenta uma experiência sobre o uso da informática no ensino de Biologia. A experiência esteve focada em ações de um mini-curso sobre animais vertebrados para alunos do ensino médio de escola pública, utilizando-se entre os recursos da informática os softwares Expert SINTA® e Enciclopédia Multimídia Seres Vivos®. Todo o processo foi acompanhado por pesquisadores, que coletaram dados por intermédio de observação participante, anotações em diário de campo, questionários pré e pós-intervenção e entrevistas do tipo grupo de foco. Sob a perspectiva dos estudantes, foram destacados e analisados alguns limites e possibilidades dos recursos e estratégias utilizados no processo de intervenção que nos remeteram a reflexões sobre as abordagens pedagógicas e outras correlações com a informática educacional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.