INFORMÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

Computer science in the teaching of biology: limits and possibilities of an experience from the perspective of the students

  • Julio César Castilho Razera
  • Rosângela Miranda Silva Batista
  • Roque Pereira Santos
Palavras-chave: informática educacional, ensino de Biologia, software educacional, construtivismo

Resumo

O artigo apresenta uma experiência sobre o uso da informática no ensino de Biologia. A experiência esteve focada em ações de um mini-curso sobre animais vertebrados para alunos do ensino médio de escola pública, utilizando-se entre os recursos da informática os softwares Expert SINTA® e Enciclopédia Multimídia Seres Vivos®. Todo o processo foi acompanhado por pesquisadores, que coletaram dados por intermédio de observação participante, anotações em diário de campo, questionários pré e pós-intervenção e entrevistas do tipo grupo de foco. Sob a perspectiva dos estudantes, foram destacados e analisados alguns limites e possibilidades dos recursos e estratégias utilizados no processo de intervenção que nos remeteram a reflexões sobre as abordagens pedagógicas e outras correlações com a informática educacional.

Publicado
2020-08-14