ATIVIDADES PRÁTICAS EM CIÊNCIAS NO COTIDIANO: VALORIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Science practical activities in daily life: valuing previous knowledge at youngs and adults education
Resumo
Este estudo faz parte de uma dissertação que busca, na realização de atividades práticas de Ciências voltadas para o cotidiano do aluno, uma ferramenta para facilitar a aprendizagem do educando jovem e adulto. A atividade que se apresenta neste artigo é uma das atividades realizadas nas séries finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, sendo que a mesma buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos, percebendo o desempenho antes e depois da atividade realizada. O Marco Metodológico descreve o processo investigativo desenvolvido baseado numa pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com a metodologia de base Hermenêutica e a Técnica da Análise de Conteúdos. Na parte quantitativa utilizaram-se os testes estatísticos Ranking Médio e Wilcoxon. Analisando os dados foi possível perceber que os conhecimentos prévios dos educandos adultos que participaram do trabalho são ricos em conhecimentos de senso comum, provenientes de sua vivência e, ainda, evidenciou-se que existe a melhora da cognição e da motivação dos educandos jovens e adultos, através da realização de atividades práticas voltadas para o cotidiano.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.