ENFATIZANDO O ASPECTO PREDITIVO DA SEGUNDA LEI DE NEWTON: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Emphasizing the predictive aspect of Newton’s Second Law: analysis of an experience with students of secondary school

  • Rodolfo Alves de Carvalho Neto
  • Olival Freire Júnior
  • José Luís P. B. Silva
Palavras-chave: aspecto preditivo da física, determinismo, aprendizagem significativa

Resumo

Este artigo aborda os resultados de aprendizagem significativa acerca do aspecto preditivo da Segunda Lei de Newton e da limitação do determinismo clássico no domínio atômico. Estes resultados que integram dissertação de mestrado (Carvalho Neto, 2006) foram obtidos na pesquisa com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, Salvador, Bahia. Os dados da fase exploratória, obtidos em 2004, indicaram a necessidade de uma nova abordagem de Mecânica Clássica. Reformulou-se, em 2005, a abordagem desta teoria, explicitando o seu aspecto preditivo. Nessa perspectiva, foi discutida a possibilidade de prever, via Segunda Lei de Newton, resultados de uma medida em um contexto experimental bem definido. Enfatizou- se a predição do estado clássico e da trajetória, no universo macroscópico, a partir das condições iniciais, em contraste com as predições quânticas no domínio atômico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação.

Publicado
2020-08-29