O JOGO EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The game education and health: a proposal for pedagogical mediation in science teaching

  • Adriana Maria Antunes
  • Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais
Palavras-chave: jogos educacionais, cotidiano escolar, ensino-aprendizagem

Resumo

Os jogos educacionais podem ser utilizados com o objetivo de facilitar a transposição didática e a socialização do conhecimento. Os jogos podem aumentar a motivação, a cognição e a criatividade favorecem o desenvolvimento social e facilitam a aprendizagem. Diante da necessidade de se conhecer aspectos relacionados à saúde humana e de desenvolver metodologias lúdicas para a utilização no ensino básico, o presente trabalho teve por finalidade desenvolver e testar o jogo “Educação e Saúde: Processo Inflamatório”. Ele foi aplicado em três escolas, o que permitiu a investigação do valor do jogo como material didático em diferentes realidades escolares. O jogo foi aplicado como parte da Metodologia de Mediação Dialética que consiste em sequência de situações de ensino que favorecem a construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. Por meio de análises qualitativas e quantitativas, foi possível concluir que o uso da MMD e do jogo são eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2020-09-02