UMA PROPOSTA INOVADORA DE ESTÁGIOS PARA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA (EACH-USP) EM SÃO PAULO, BRASIL

An innovating proposal for the teaching training practice in Natural Sciences: a teaching program at the University of São Paulo-USP, Brazil

  • Gladys Beatriz Barreyro
  • Luciana Maria Viviani
  • Ana Laura Godinho Lima
  • Maria Elena Infante-Malachias
  • Celi Rodrigues Chaves Dominguez
  • Valéria Cazetta
Palavras-chave: estágios, ensino fundamental, formação de professores de ciências, instituição escolar

Resumo

Este artigo apresenta a proposta innovadora de estágios que o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP) organizou para formar professores de ciências que atuam com alunos do ensino fundamental II. A organização dos estágios, idealizada pelo grupo de professores das disciplinas pedagógicas do curso, busca proporcionar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com o ensino de ciências na realidade escolar, mediante a elaboração de um projeto de estágio realizado ao longo de três semestres em uma única escola pública.

Publicado
2020-09-03