OS FUNGOS NA ESCOLA: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FLORIANÓPOLIS

The Fungi at school: analysis of the Mycology contents in Basic Education didactic books in the city of Florianopolis

  • Marcelo D'Aquino Rosa
  • Adriana Mohr
Palavras-chave: livro didático, educação em ciências, ensino fundamental, micologia

Resumo

O presente trabalho analisa os conteúdos de Micologia de livros didáticos de Ciências utilizados nas dez maiores escolas básicas municipais de Florianópolis. Foram analisadas cinco diferentes obras de 6ª a 9ª série, listadas no Guia Nacional do Livro Didático. Como critérios de análise, estabeleceram-se aqueles de caracterização da presença do tema, correção conceitual, observação das imagens, menção à saúde humana, inserção do conteúdo no cotidiano do estudante, relação dos fungos com outros seres vivos e tipos de exercícios propostos pelos autores. Foram encontrados pequenos erros em cada uma das coleções, o que indica necessidade de algumas reformulações e aprimoramento das mesmas. Apesar deste trabalho ter analisado apenas o conteúdo relativo a Micologia, ele pode servir de auxílio ao professor na análise de outros conteúdos, uma vez que os critérios propostos podem adequar-se a outros componentes curriculares presentes em livros didáticos de ciências naturais

Publicado
2020-09-03