MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO EM ATIVIDADES SOBRE HIGIENE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Multimodos of representation in activities on hygiene for the infantile education

  • Andréia de Freitas Zômpero
  • Carlos Eduardo Laburú
  • Adriana Quimentão Passos
  • Nathalia Graciano
Palavras-chave: educação infantil, representações multimodos, higiene

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa, com alunos da Educação Infantil, durante intervenções desenvolvidas a partir do tema higiene. O estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos alunos de Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos) com relação à pediculose e à higiene bucal. As atividades foram realizadas utilizando-se de diversos modos de representações, pois para a formação de conceitos por crianças desse nível de ensino são necessários, além de materiais de apoio concreto, a utilização de múltiplas representações relativas aos assuntos abordados nos conteúdos. Por meio da pesquisa, foi possível verificar a importância da representação em multímodos para a elaboração de conceitos, mas se observa que o tempo de intervenção não foi suficiente para fazer inferências a respeito da aprendizagem de longo prazo.

Publicado
2020-09-03