TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (LEITE) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS
Socialscientific subjects (milk) in chemistry lab classes in professional education: a STS approach
Resumo
Apresenta-se os resultados de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, com turma de 36 alunos da 3a série do ensino profissional técnico de Química integrado do CEFET-MG nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada utilizando temas sociocientíficos (TS) com enfoque CTS. Analisou-se as interações entre professor e alunos, a didática do professor e a postura dos alunos buscando registrar a percepção do aluno sobre abordagem metodológica adotada, as atitudes, valores e habilidades adquiridas. Ao final, confirmou-se enfoque CTS em TS como fonte fecunda para análise do processo educacional dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.